Cães & Gatos: Desparasitação e Vacinação

Luís Cruz // Abril 27, 2019
Partilhar

Celebra-se no último sábado do mês de Abril o Dia Mundial do Médico Veterinário.

Desta forma, a Associação Mundial de Veterinários (AMV) e a Organização Mundial de Saúde Animal visam homenagear a profissão veterinária e sobretudo chamar a atenção da comunidade para a importância de cuidar e proteger a saúde animal, como parte da saúde humana. Podemos mesmo falar de uma só saúde (conceito actual de One Health).

A profissão veterinária

A área de actuação da profissão veterinária vai desde a investigação fundamental na biologia até à nutrição e produção animal de ovos, leite, carne de aves e de muitas outras espécies.

A área clínica da profissão veterinária é a mais conhecida e são muito populares os programas de televisão onde se acompanha o dia-a-dia de clínicos veterinários que previnem e tratam doenças em várias espécies animais como cães e gatos, vacas, ovelhas, cabras, cavalos, galinhas e porcos.

O cão e o gato

Pela sua familiaridade com a comunidade e pelas emoções positivas que despertam em nós, os cães e gatos são hoje uma parte importante da atenção veterinária pois conquistaram um lugar de destaque na nossa sociedade. Quer como animais de companhia e de suporte emocional ou como animais de trabalho (cães polícia, militares e de busca e salvamento, cães de caça, cães de pastoreio, etc.) os cães e gatos são hoje uma presença assídua e largamente celebrada e festejada entre os petlovers.

Podemos dizer que o cão e o gato vieram da quinta para a cidade, chegaram ao quintal da casa e daí entraram na casa, chegando alguns ao sofá da sala ou mesmo à cama do dono…

Queremos aproveitar a celebração deste dia do Veterinário para chamar a atenção para os chamados Cuidados Primários em animais de companhia  – vacinação, desparasitação e cuidados preventivos que são de extrema importância para a saúde dos próprios animais e, para um convívio são com a espécie humana, iniciando uma série de peças de natureza formativa e informativa no Simply Flow.

Cuidados primários do cão e gato

Cuidar começa por recolher, adoptar, alimentar, acarinhar e proteger um animal. A educação do seu animal, é cada vez mais uma exigência para um são convívio na sociedade, ensinando-lhe o que deve ou não fazer em casa e fora dela e também a forma de conviver com outros animais e seres humanos.

Mas vamos abordar hoje os cuidados primários básicos – desparasitar e vacinar.

Desparasitações

Desparasitar o cão ou gato significa realizar um  tratamento que visa eliminar ou prevenir parasitas internos (intestino e pulmão) ou externos (que vivem na pele e ouvidos).

Existem produtos muito seguros e eficazes e devemos começar obrigatoriamente a fazer a desparasitação interna desde os 15 dias de idade, repetindo este tratamento de 15 em 15 dias até aos 3 meses de idade e depois de mês a mês até aos 6 meses.

Após os 6 meses de idade e em toda a vida adulta, um cão ou gato deve ser desparasitado de 3 em 3 meses pois este é o tempo que demora desde que ingere um ovo de lombriga (muito resistente, podendo resistir até 2 anos na terra…) até que a lombriga se desenvolve no corpo do animal.

A aplicação de produtos preventivos de pulgas e carraças pode iniciar-se cedo caso o risco seja alto. Existem produtos seguros e eficazes de aplicação mensal e trimestral.

Devem ainda ser tomados cuidados especiais para prevenção de picadas de mosquitos e deve ainda ser prevista a prevenção da chamada dirofilariose (“lombriga do coração”) em quase todo o país.

Vacinação

Os programas de vacinação contra a Esgana, Hepatite, Leptospirose e Parvovirose são obrigatórios para cães a partir das 7 semanas (em casos excepcionais, às 6 semanas) e devem ser continuados com aplicação sempre de 3 vacinas múltiplas com o intervalo de 3 a 4 semanas (aos 2, 3 e 4 meses de idade), seguidos da vacina da raiva e leishmaniose e reforço da vacina múltipla em 6 meses a um ano.

Da mesma forma, os gatos devem ser vacinados a partir dos 2 meses contra a Panleucopénia, Calicivirose e Herpesvirose, repetindo aos 3 e 4 meses, e após 6 meses a um ano.

Daí em diante caberá ao veterinário, em conjunto com o proprietário definir o plano vacinal mais conveniente, sabendo-se hoje que existem valências vacinais que podem ser usadas a cada 3 anos quer para a raiva quer para várias doenças dos cães e gatos.

Visitas regulares ao veterinário

As visitas regulares ao veterinário são muito importantes para prevenir doenças assim como detectar sinais precoces de doença, principalmente a obesidade, os problemas dermatológicos, as alergias, os problemas dentários e gastro-intestinais.

É bom lembrar que o veterinário é um excelente consultor na área de comportamento e que ladrar, puxar a trela, destruir a mobília e a cama ou morder outros cães, gatos ou pessoas são problemas comportamentais que importa tratar e prevenir para um são convívio durante muitos e bons anos.

Para qualquer dúvida, envie as suas dúvidas ao Simply Flow ou consulte o seu veterinário. Ele é o seu maior aliado para que a vida do seu animal flua com qualidade e alegria.

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais