Atreve-te... a fazer um Restart!

Jorge Coutinho // Dezembro 30, 2021
Partilhar
restart
restart

Restart em Português significa reiniciar.

A definição de reiniciar no dicionário é começar novamente. Outra definição de reiniciar é o ato ou uma instância de iniciar novamente.

Todos nós em algum momento da nossa vida sentimos a necessidade de reiniciar, de recomeçar. 

Essa necessidade surge por vários motivos: pode ser consequência de um acontecimento, como o fim de um relacionamento, um despedimento que não estávamos à espera, uma insatisfação com a direção que a nossa vida tomou, um processo de autoconhecimento ou autoconsciência, entre outros.

Todas estas situações têm algo em comum. Esse algo é o desconforto, o descontentamento, em suma, esse algo é a dor.

A dor é sempre o veículo mais eficiente em processo de mudança e transformação, como é um recomeço.

Embora haja quem mude por prazer, ou seja, por associar algo melhor na sua vida a um processo de recomeçar, eu arrisco-me a dizer que 99% dos recomeços têm origem na dor.

Até porque a dor e o prazer são os dois vetores principais responsáveis por nos colocarem em ação ou nos manterem em conforto.

É curioso como existem pessoas que no limiar do desconforto agem, e outras que no extremo da dor se mantêm em conforto.

A pergunta que te pode estar a ocorrer é: porquê?

Embora possa parecer complicado, a resposta é simples.

Se por um lado o nosso cérebro está desenhado para nos afastar da dor e aproximar do prazer, por outro lado ele também está desenhado para nos manter em “conforto”, em “segurança”.

É curioso como temos a tendência a optar pela certeza da infelicidade à incerteza da felicidade!

Confuso?

Eu explico.

Parte do nosso cérebro, a chamada “mente reptiliana”, foi criada há centenas de milhares de anos com um único propósito: garantir a nossa sobrevivência. E para garantir a nossa sobrevivência, ela precisa de ter a certeza que nos afasta de tudo o que vai colocar em risco o nosso bem-estar. É aqui que entramos num conflito interno! Se por um lado existe o desconforto – dor – com a atual situação em que nos encontramos e que nos chama, em alguns casos grita, à necessidade de um recomeço, por outro lado a mesma necessidade de certeza mantém-nos refém do momento ou da situação em que nos encontramos, por culpa da incerteza que todo e qualquer recomeço implica. É como se de forma inconsciente nos convencêssemos de algo como: “Bem, esta dor eu conheço, eu já sei que estou mal! Vai que faço um recomeço e a coisa não funciona e eu ainda fico pior? Mal por mal, deixo-me ficar…”.

É-te familiar? Já o fizeste? Eu já!

Acredito que todos nós em algum momento da nossa vida já o fizemos!

E então, qual a solução para nos atrevermos a recomeçar?

Em primeiro lugar, a tomada de consciência. Precisamos de entender que a mudança de um recomeço acarreta incerteza. Incerteza essa que precisa de ser aceite.

Depois, aceitar e reconhecer onde nos encontramos. Sem reconhecermos e assumirmos a responsabilidade por onde nos encontramos, nada vai mudar.

Parar de procurar desculpas e encontrar culpados. Toda a energia que colocamos em processos que na maioria das vezes não são mais do que estratégias inconscientes, e também conscientes, de vitimização, é energia despendida de forma negativa e que podia ser aplicada e direcionada na direção do recomeço.

Em seguida criar uma visão. Clareza é poder. Clareza vem com foco. Para que possamos nos focar no passo a passo do recomeço, é preciso termos claro na nossa mente para onde estamos a ir, onde queremos e vamos chegar com o recomeço.

Por último, mas não menos importante, acreditar. Acreditar muito, acreditar que somos capazes, acreditar que merecemos, acreditar que vamos lá chegar, custe o que custar, um dia vamos lá chegar.

Os recomeços fazem parte deste milagre que é a vida. É preciso ter a coragem para os fazer. A tua felicidade merece-o.

Lembra-te que não podes, não é possível voltares atrás e alterares algo no teu passado, mas é sempre possível recomeçares hoje e alterares tudo no teu futuro.

Atreve-te a fazê-lo.

Atreve-te a fazer um Restart!

Restart

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais