Se nesta altura já nos despedimos oficialmente de 2018 e, mesmo tendo sido excelente, a saudade foi facilmente substituída pelo entusiasmo deste novo ano, hoje trazemos-te 12 desafios sustentáveis para tornar o teu 2019 ainda mais amigo do ambiente.
Nestas semanas são muitas as pessoas que começam a planear as resoluções que no dia 31 de Dezembro prometeram cumprir durante este ano e são também muitas as que já se arrependeram dos compromissos que fizeram no último dia de 2018.
Se és uma das resilientes que vai levar o plano avante, temos algumas sugestões para adicionar à tua lista: 12 ideias para criar ainda mais sintonia entre a tua vida e a do planeta.
1. Desperdício Zero na Cozinha
Com a memória ainda preenchida pelas festas de fim de ano, é fácil encontrar exemplos de desperdício alimentar desnecessário – de facto, infelizmente, a quadra natalícia já é conhecida por ser propensa a estes desperdícios.
São as ceias não pensadas, em quantidades excessivas e com variedade a mais, que resultam numa tremenda quantidade de alimentos que acabam no lixo; Por exemplo, no Reino Unido, no mês de Dezembro, são colocadas no lixo 4 milhões de toneladas de comida pronta a ser consumida.
O desafio para 2019 é simples: planeia as tuas refeições, cozinha com consciência, reaproveita sobras para fazer novos pratos e utiliza o teu excesso em algo mais “produtivo” – como, por exemplo, fazendo a compostagem desses resíduos orgânicos (que podes depois utilizar na tua horta e jardim ou doar à horta comunitária do teu bairro).
2. Do It Yourself
O Do It Yourself, mais do que uma moda e tendência nestes últimos anos, é uma ótima forma de estimular a tua proatividade e criatividade, reutilizar materiais “supostamente inúteis” que tenhas por casa e produzir decoração ou peças únicas por um preço bastante inferior às “peças novas” comuns.
3. Cruelty Free
Foi um dos assuntos mais falados no final do ano passado e mereceu atenção nacional – das touradas à alteração dos provérbios, foram muitos os momentos que colocaram a crueldade contra animais a ser discutida nos mais variados meios.
Neste tópico, a nossa resolução passa por um dos nossos desafios preferidos e recorrentes: um mês vegetariano! Durante este mês, consegues garantir uma alimentação mais saudável e ecológica, com um impacto muito menor no ambiente e muito mais bem-estar na tua vida – caso sintas que precises de ajuda para este passo, sugerimos-te a página Desafio Vegetariano, onde encontras várias dicas, receitas, inspiração e testemunhos de outras pessoas que já fizeram esta mudança.
4. Agricultura Urbana Biológica
Agricultura urbana, em varandas, terraços ou hortas verticais, é uma resolução engraçada para pôr em prática, algo desafiante, mas com muitas vantagens para ti e para a tua família.
Para além de uma ótima forma de ensinar ecologia aos mais novos, com uma horta urbana consegues garantir legumes e ervas aromáticas mais nutritivos, saudáveis e saborosos (sendo consumidos na época e controlados por ti, garantes que têm mais nutrientes e sabor, com menos químicos e pesticidas associados).
5. Circula a Tua Moda
As modas passam, as estações mudam e de repente o teu armário parece-te desatualizado, antigo e com necessidade de renovação. Se a tua primeira ideia é “comprar peças novas”, o grande desafio que te lançamos para 2019 é mudar esse mindset.
Olha bem para o teu armário. Tens roupas que já não usas nem tencionas usar? Doa-as ou entrega-as em lojas de segunda mão. Tens roupas em bom estado, mas já pouco interessantes? Renova-as com alguns pormenores que possas acrescentar em casa. Se no fim desta triagem ainda sentes que precisas de uma peça nova, compra-a numa loja em segunda mão ou garante que as tuas escolhas são sustentáveis e amigas do ambiente.
6. Turismo Responsável
Fazer turismo sustentável já não é algo tão inacessível como há uns anos – mais do que ecoturismo e turismo de natureza, já são muitas as formas de conseguires fazer das tuas férias mais ecológicas, mesmo dentro das cidades.
Basta, durante a tua viagem, escolher transportes mais amigos do ambiente, optar por estadias com preocupações ecológicas sérias e escolher atividades de turismo que apoiem instituições locais ou organizações de cariz social.
7. Sem Plásticos
Foi um dos assuntos mais falados em 2018 e agora, com as várias medidas governamentais que serão aplicadas já em 2019, será sem dúvida uma tendência forte que exige uma resposta urgente.
Uma boa resolução de ano novo é começares a ganhar consciência do problema e fazeres desta mudança também tua – são várias as soluções que te ajudam a reduzir os resíduos plásticos que produzes sem prejudicar em nada o teu estilo de vida.
8. Go Natural
Viver sem químicos é um dos grandes passos que deves dar para evitar muitos problemas de saúde comuns.
São muitas as substâncias químicas que se encontram em cosméticos e alimentos com ligações diretas à saúde humana. No caso dos cosméticos, são vários os que deves evitar, como o Triclosan, Chumbo, BHA e BHT, Parabenos, Tuloenos ou Ácido Bórico.
Para conseguires as vantagens de um estilo de vida mais natural, basta optar por alimentos biológicos, cosméticos naturais ou praticar agricultura menos química.
9. Mobilidade Sustentável
A mobilidade representa 20% da pegada ecológica em Portugal. Optar por transportes públicos, partilhados ou alternativos é um comportamento que todos devemos começar a ter. Andar de bicicleta ou a pé para distâncias curtas, e pensar, sempre que nos dá o ímpeto de entrar no carro: “será que preciso mesmo de o levar para esta viagem?”.
10. Km 0
Em 2019, como resolução de ano novo, dá preferência a produtos locais e nacionais, frutos e legumes da época, opções produzidas o mais perto possível da tua zona de residência e que tenham um impacto positivo nas organizações locais. Esta é uma forma de dar valor às nossas comunidades e ao que elas produzem, provocando menos poluição no transporte e melhorando o nosso estilo de vida, através de produtos com qualidade e intenções certas.
11. Voluntariado
Neste novo ano, uma das resoluções que te propomos é o altruísmo. Preocupares-te com os outros e seres mais proactiva são boas formas de abordar 2019: inscreve-te num programa de voluntariado, organiza iniciativas sociais, faz doações mensais ou, simplesmente, começa o ano com mais atenção ao que se passa à tua volta – fica atenta aos outros e disponibiliza a tua ajuda sempre que aches que podes fazer a diferença.
12. CiRRRRRcular
Já ouviste falar de Economia Circular? É importante tornar as tuas rotinas mais circulares pondo em prática uma ideia muito simples, básica e já muito repetida: a política dos 5 R’s.
Esta resolução não é alcançável com uma ação específica, mas sim através de uma mudança de mindset: durante este ano, recusa o que não precisas, reduz quanto possível, recupera o que conseguires, reutiliza o já inútil e recicla o que não conseguires aplicar a nenhum dos outros R’s.
Com uma simples mudança de perspetiva e uma consciência mais “aberta” consegues trazer para a tua vida mais qualidade e bem-estar, poupar dinheiro e tornar-te bem mais rico – porque…
pobre é aquele que precisa de muito para viver.”
Pepe Mujica
Todas estas resoluções de ano novo são algo que podes implementar na tua rotina sem muito esforço financeiro ou dificuldade. Muitas delas exigem apenas que tenhas mais consciência e responsabilidade sobre as escolhas que fazes, atenção aos pormenores e um foco das tuas energias para aquilo que está certo.
Adiciona algumas destas à tua lista de resoluções de ano novo e faz por cumpri-las, gerando bem-estar, saúde, equilíbrio e tornando a tua vida e o ano de 2019 bem mais ecológico e sustentável.