As crianças são mais propensas a infecções respiratórias do que os adultos, uma vez que o seu sistema imunitário ainda está em desenvolvimento. Desta forma, é fundamental reforçar o sistema imunitário das crianças para que elas possam estar mais imunes a doenças, sobretudo nesta altura do ano em que estão constantemente constipadas.
Aromaterapia pediátrica
A aromaterapia pediátrica é uma terapia natural e complementar com inúmeros benefícios terapêuticos, entre os quais, as cólicas dos bebés, as questões do sono, constipações, febre, otites, bronquiolites e, uma das mais importantes e que acaba por estar no topo das soluções que mais faço para crianças: o reforço do sistema imunitário.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são substâncias naturais com propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Não só fortalecem o sistema imunitário, como também previnem doenças e aliviam os sintomas das já instaladas, como é o caso das infecções respiratórias tão comuns nesta altura do ano.
São muito mais do que “cheirinhos” como tantas vezes são chamados e, quando utilizados de forma adequada e devidamente aconselhados por um Aromaterapeuta, têm resultados extraordinários.
Como funciona a aromaterapia pediátrica?
Os óleos essenciais podem ser usados de várias formas em crianças, aconselho duas formas:
- Aplicação tópica: Podem ser aplicados na pele, devidamente diluídos e adaptados à condição de cada criança. Pessoalmente é a forma que considero mais prática para usar em crianças. Estão sempre prontos a usar, basta aplicar na pele e massajar. Ao mesmo tempo que estamos a ter um momento de partilha entre mãe/pai e filho estamos, sem dar conta, a promover a saúde dos nossos filhos porque os princípios ativos dos óleos essenciais, ao serem aplicados na pele, entram na corrente sanguínea e fazem o “seu trabalho”;
- Difusão: Podem ser difundidos no ambiente, recorrendo a um difusor ultra sónico e também aqui com o número de gotas deve ser adequado e baseado no membro mais novo da família. Em minha casa as manhãs do fim de semana começam sempre com a difusão do Mix defesas, para além de ter um aroma a laranja maravilhoso ajuda a reforçar o sistema imunitário.
A importância de reforçar o sistema imunitário
O sistema imunitário é responsável por proteger o corpo de doenças e, para isso, identifica e combate agentes infecciosos como os vírus, as bactérias e os fungos responsáveis por uma série de doenças típicas das crianças.
Reforçar o sistema imunitário com soluções naturais
Os óleos essenciais podem ser usados para reforçar o sistema imunitário e aliviar os sintomas de ranhoca e tosse nas crianças, sendo este o “trio” que mais aconselho desde o regresso às aulas: defesas e solução para as ranhocas e para a tosse.
3 dos óleos essenciais que compõem estas soluções são:
- Óleo essencial de limão: O limão é um óleo essencial antiviral e antibacteriano que ajuda a combater infecções respiratórias;
- Óleo essencial de laranja: É um dos óleos essenciais mais versáteis e com inúmeras aplicações e benefícios terapêuticos. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
- Óleo essencial de ravintsara: Um dos óleos essenciais mais usados em aromaterapia pediátrica por ser antiviral, ajudar a combater os vírus, como o da gripe, é antifúngico e relaxante.
Um dos segredos: atuar aos primeiros sintomas
Quando os primeiros sinais de ranhocas ou tosse se manifestarem devemos ser rápidos a atuar, daí a importância de ter sempre prontas a usar as soluções naturais.
Por fim, relembrar que o uso consistente e responsável de óleos essenciais não só fortalece o sistema imunitário, como também contribui para o desenvolvimento das crianças.
A aromaterapia pediátrica, ao reforçar o sistema imunitário e oferecer soluções naturais para os sintomas comuns como as ranhocas e a tosse, assume-se como uma grande ajuda e complemento para a saúde das nossas crianças.
Ao longo dos últimos anos já tive o privilégio de acompanhar mais de 10 mil famílias, sempre com a mesma premissa: consistência, uso responsável e seguro.