Alimentação saudável e natural no Porto

Fátima Lopes // Julho 17, 2018
Partilhar

Estive recentemente a trabalhar no Porto e aproveitei para ir conhecer um espaço de alimentação saudável e natural, sobre o qual tinha ouvido os maiores elogios. Chama-se “A Urbana” e reconheço que vim rendida.

Comecei com um sumo natural, receita da casa, feito na hora para que não haja oxidação das frutas e os nutrientes se mantenham no ponto máximo. Como os sumos são sempre feitos na hora, as pessoas têm a liberdade para criarem os seus próprios sumos. Eu entreguei-me nas mãos do Fernando Guedes, o homem que dirige este projecto e não me arrependi.

Depois avancei para uma bela sopa sopa da horta e perdi-me numa tapioca de farinha artesanal, produzida por eles. Há tapioca branca, a tradicional e uma cor-de-rosa.

O pão é ali produzido artesanalmente, sendo o de beterraba e o de espinafre os prediletos dos clientes. Como os percebo.

A granola, que é vegan, sai do forno todos os dias e pode ser provada em alguns pratos ou levada para casa. Eu optei por comprar vários frascos, porque é deliciosa.

As sobremesas são de perder a cabeça.  Diariamente são produzidos bolos e tartes vegan e s/glúten, sendo que em muitas delas nem é utilizado açúcar. O certo é que o sabor está lá, porque a matéria prima é muito boa.

O menu tem ainda  wraps saudáveis, açaís, yogurt bowls, sanduíches no pão colorido, saladas feitas na hora, infusões detox, brigadeiros saudáveis, café biológico, saladas de fruta entre outras iguarias.

Aqui a preocupação não está apenas na alimentação. A Urbana tem uma responsabilidade ambiental e social. A nível ambiental investe em embalagens ecológicas. Os copos são em PLA material biodegradável, o cartão também é biodegradável e é pedido aos clientes que evitem as palhinhas.  Para os amantes deste produto são disponibilizadas palhinhas de papel, que é um material mais ecológico. Mais de metade do espaço é feito com material sustentável: as paredes são revestidas em OSB, os candeeiros são regadores em zinco recuperados, as caixas de fruta da mercearia que têm, com produtos biológicos, entre outros.

Na esplanada há uma horta comunitária, montada especialmente para quem ali passa.  Para felicidade de todos, quem tem mais curiosidade na horta são as crianças da escola que está ali ao lado. Esta horta é para usufruto de todos e só é pedido às pessoas que peguem nos produtos com consciência e que pensem nos próximos.

Nota: Fotografias por Verónica Silva.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais