A saúde da próstata

Laira Ramos // Novembro 27, 2020
Partilhar
a saúde da próstata
a saúde da próstata

Ainda não se sabe bem porquê, mas com o avançar da idade a próstata tem tendência a aumentar de tamanho. Quando se torna demasiado grande, pode causar alguns desconfortos e problemas de saúde. Saiba quando deve procurar ajuda de um especialista.

O que é a próstata e qual a sua função?

A próstata é uma glândula exócrina masculina que se localiza abaixo da bexiga. Tem aproximadamente o tamanho de uma noz e pesa cerca de 11g.  Juntamente com as vesículas seminais, tem como função a produção de sémen, substância que é emitida durante a ejaculação e que nutre e transporta os espermatozoides.

Problemas da próstata

É muito importante estar atento aos sinais de alerta. Assim que sentir algum desconforto, deverá recorrer ao seu médico, de forma a detectar qual o problema e o tratamento mais indicado. 

O que é e como tratar a prostatite?

Prostatite é a inflamação da próstata que geralmente causa dor ao urinar ou na ejaculação, podendo também causar dor na virilha. Pode ser tratada apenas com antibióticos. No entanto, nos casos crónicos podem ser aconselhadas outras terapias, tais como a fisioterapia e também a psicoterapia.

O que é e como tratar a hiperplasia benigna da próstata?

Com o avançar da idade, a próstata pode aumentar de tamanho (prostatomegalia). Na maioria das vezes, isto acontece devido a uma hiperplasia benigna da próstata, ou seja, devido ao crescimento das células, sem que a isso esteja associada qualquer tipo de causa maligna. 

Geralmente estes homens estão sempre com vontade de urinar, pois não conseguem esvaziar a bexiga completamente. Em alguns casos o homem terá dor durante a micção podendo até chegar a uma retenção urinária. 

A hiperplasia benigna da próstata pode ser tratada com recurso a medicamentos e/ou cirurgia.

Cancro na próstata

Outra causa do aumento da próstata pode ser o cancro. Nesses casos, o tratamento é a prostatectomia radical, ou seja, a cirurgia para a retirada da próstata, vesículas seminais e linfadenectomia. Algumas vezes pode ser seguido da quimioterapia e/ou da radioterapia.

Alguns homens podem ficar com incontinência urinária e disfunção erétil depois da prostatectomia. Isso pode acontecer devido a uma lesão nervosa, ou uma lesão no esfíncter, ou até lesões em ambos. A fisioterapia uroginecológica utiliza técnicas de reabilitação neuromuscular específicas para estes casos com altos índices de sucesso. Estes tratamentos não causam dor e demoram, em média, 2 a 3 meses.

Quais são os principais factores de risco?

Os homens com histórico de cancro de próstata na família têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver esta doença. Outros fatores de risco são: uma alimentação rica em gordura e carne vermelha, sedentarismo, obesidade. 

Como é feito o diagnóstico?

O exame é feito através do toque retal, por imagem e pela dosagem do PSA (antigénio específico da próstata). Quando estes exames estão alterados é feita uma biópsia para o diagnóstico definitivo. 

Qual a idade recomendada para fazer o exame de próstata?

Os pacientes considerados de risco, ou seja, com parentes com cancro da próstata, devem começar a fazer o exame aos 40 anos. Os homens que não são grupo de risco devem começar a realização dos exames a partir dos 50 anos.

É possível prevenir?

Uma vida saudável, não fumar, praticar atividade física e consultar o médico regularmente. Estas são as melhores dicas para ajudar na sua saúde de um modo geral e na prevenção do cancro.

Não tenha vergonha de realizar o exame, quanto mais cedo é feito o diagnóstico maior a chance de cura.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais