A magia do silêncio

Fátima Lopes // Julho 22, 2018
Partilhar

“A magia do silêncio”, da monja budista francesa Kankyo Tannier, fez-me companhia nos últimos dias. E, que bela companhia.

Procuro manter-me saudável em todos os aspectos e ler é uma prática que sempre fez parte do meu dia-a-dia. Ler livros inspiradores alimenta a parte emocional e espiritual, que faço questão de manter em constante desenvolvimento.

Ao longo das 152 páginas deste pequeno ensaio sobre o poder do silêncio, identifiquei-me com a mensagem que autora pretende passar. A realidade é que em pleno século XXI, a forma como vivemos impede-nos de ter um corpo são e uma mente sã.

“Não se limite a sobreviver – faça uma pausa, ouça o silêncio e seja feliz.”

Vivemos tão assoberbados na correria do dia-a-dia, nos afazeres dos nossos trabalhos, das lides domésticas, no que “temos mesmo de fazer”, que somos completamente ultrapassados pela falta de tempo. Quantas vezes não deitamos a cabeça na almofada e a nossa cabeça insiste em verificar quantos itens da “lista” ficaram por fazer? À correria junta-se, ainda, o excesso de informação e a exigência de uma vida profissional e/ou pessoal que, muitas vezes, exige mais do que aquilo que podemos dar. Até que chega o dia explodimos e apodera-se de nós uma imensa sensação de cansaço, e pensamentos como “Sinto-me perdida.” e “Estou farta disto tudo.” invadem a nossa mente. Quem nunca se sentiu assim?

Foi, precisamente, essa tendência que Kankyo Tannier, através de uma linguagem simples, quis contrariar. A autora desafia-nos a analisar, a reflectir e a reconsiderar o significado da palavra silêncio. Sugere, ainda, pequenas dicas e exercícios simples e práticos aos leitores. E, engane-se quem pensa que são exercícios que nos vão roubar demasiado tempo, nada disso! São exercícios que podemos pôr em prática nas rotinas do nosso dia-a-dia (enquanto cozinhamos, caminhamos ou até durante as refeições) e que nos ensinam, precisamente, a integrar a magia do silêncio (espiritual e físico) no nosso quotidiano, contribuindo, assim, para a melhoria do nosso estado interior, sem mudar as nossas vidas.

Um guia no caminho do silêncio e da felicidade 

É como pode ser encarado este livro que nos ensina como trabalhar  o silêncio das palavras, a fim de compreender realmente o que está a acontecer à nossa volta, o silêncio visual, para que nosso olhar saiba como se desviar da informação visual inútil e o silêncio corporal, para aprender a ouvir o que nosso corpo nos diz.

Ficar em silêncio e abrandar o ritmo do dia-a-dia 

Está na hora de ouvir o silêncio. Numa altura em que os dias são longos e muitas vezes sinónimo das tão desejadas férias grandes, aproveite os dias longe da azáfama para ouvir aquilo que o seu corpo lhe está a pedir. Abrande o ritmo e permita-se a descobrir os benefícios do silêncio.  

Nota: Fotografia por Verónica Silva.

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais