7 Plantas Pet Friendly

Teresa Chambel // Junho 6, 2021
Partilhar
Plantas Pet Friendly
Plantas Pet Friendly

Quem tem animais de estimação, deve ter em conta quais as plantas mais indicadas para ter em casa. Aqui ficam alguns exemplos de plantas pet friendly, ou seja, plantas que não são tóxicas e que pode ter em casa sem qualquer problema. 

Este é um tema que suscita sempre dúvidas, uma vez que quem tem animais de estimação tem sempre a preocupação com o facto de as plantas, principalmente as de interior, poderem ser tóxicas. Na realidade, há uma série de plantas que têm toxicidade que pode ser prejudicial aos animais. Devem, portanto, ser evitadas em locais onde os animais têm acesso.

Existem também muitas plantas pet friendly, ou seja, plantas que são perfeitamente inofensivas se forem ingeridas pelos animais (claro que não queremos que eles as comam, mas se isso acontecer que não lhes faça mal). Deixo aqui alguns exemplos de plantas pet friendly que pode ter em casa sem problemas, no entanto, para evitar desgostos (quando os animais gostam de as petiscar), aconselho a que as coloquem em suportes ou estruturas suspensas onde eles não cheguem facilmente.

7 Plantas amigas dos animais: 

1. Calathea ou rezadeira

Calathea ou rezadeira

São plantas fascinantes pela forma, as cores das folhas, a textura, mas, acima de tudo, o movimento. Algumas espécies desta família apresentam movimentos nictinásticos,  que vem da palavra grega nyctos, que significa noite. Durante o dia as folhas estão quase em posição horizontal, mas ao cair da noite enrolam-se  sobre a página superior em direção ao centro da planta, daí o nome rezadeiras. Há muitas e o difícil é ter só uma.

Cultivo e manutenção: Gostam de um substrato bem drenado com matéria orgânica. Preferem zonas com muita luz, mas sem sol direto, no máximo umas horas de sol de manhã. Necessitam regas regulares sem encharcar as raízes. Não aguentam a secura, primeiro enrola as folhas e depois as pontas secam. Devem ser fertilizadas uma vez por mês – na Primavera e no Verão – de preferência com um fertilizante orgânico.

2. Corações-emaranhados (Ceropegia woodii)

Plantas Pet Friendly
Corações-emaranhados

Uma das plantas pendentes com mais procura no momento, pela beleza das suas folhas. Fácil de manter e de crescimento muito rápido.

Cultivo e manutenção: Substrato muito bem drenado e rico em matéria orgânica. Zonas com muita luz e sol direto de manhã ou ao final do dia. Regar apenas quando o substrato está seco. Fertilizar duas vezes por ano, na Primavera e no final do Verão.

3. Feto (Nephrolepsis)

Plantas Pet Friendly
Feto

Gostam de muita claridade, calor, humidade e matéria orgânica. Um substrato para plantas de interior é o ideal ou um substrato bastante rico em turfa. O material do vaso é indiferente, desde que seja bem drenado.

Cultivo e manutenção: Os fetos gostam de ter o substrato húmido, mas não encharcado. Não gostam de ser pulverizados. Necessitam no máximo de uma fertilização anual na Primavera quando começam a aparecer novas folhas. Um fertilizante líquido na água da rega é o ideal.

4. Palmeira-bambu (Chamaedorea elegans)

Plantas Pet Friendly
Palmeira-bambu

Uma pequena palmeira, muito ornamental e resistente, de crescimento rápido e muito fácil de cuidar.

Cultivo e manutenção: Gosta de zonas com muita luz e algumas horas de sol de manhã ou ao final do dia. Prefere solos bem drenados, aguenta secura, só deve ser regada quando o substrato está completamente seco.

5. Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata)

Apesar de parecer uma palmeira, a pata-de-elefante não é uma palmeira verdadeira, mas, sim, um arbusto ou uma pequena árvore muito fácil de cultivar em vaso, dentro de casa.

Cultivo e manutenção: Gosta de muita luz, com ou sem sol direto. Necessita de um substrato bem drenado e aguenta secura, só deve ser regada quando o substrato está seco. Resiste ao calor e ao frio.

6. Peperomia (Peperomia argyreiawatermelon”)

Peperomia

As peperomias são lindas e muito fáceis de cultivar, o difícil é escolher só uma, pode combinar várias de cores e texturas diferentes.

Cultivo e manutenção: Precisam de um substrato bem drenado e rico em matéria orgânica. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar, deixar sempre secar o substrato entre regas. Gostam de muita luz, mas não de sol direto. As flores têm a forma de espiga e podem durar meses.

7. Planta-chinesa-do-dinheiro ou planta da amizade (Pilea peperomioides)

Plantas Pet Friendly
Planta-chinesa-do-dinheiro ou planta da amizade

Fácil de cultivar, graças às suas folhas grandes e redondas. Pode ser usada em vasos, floreiras e até cestos suspensos, pois tem um porte ligeiramente pendente.

Cultivo e de manutenção: Precisam de 5 a 6 horas de luz sem sol direto, deve utilizar-se um substrato fértil e bem drenado. Deve fertilizar-se mensalmente durante todo o ano, deve usar um adubo específico para plantas verdes. Precisa de regas regulares, mas deve deixar secar o substrato entre regas.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais