7 locais que miúdos e graúdos vão adorar!

Fátima Lopes // Setembro 15, 2018
Partilhar

Fim-de-semana não tem de ser sinónimo de dias fechados em casa, a ver televisão e a tentar manter as crianças ocupadas e sossegadas. Existem diversos espaços e atrações que prometem oferecer horas de diversão e entretenimento tanto a miúdos, como a graúdos. Deixo-lhe as seguintes sugestões:

1. Museu do Brinquedo, Seia

Aqui leva-se a bonecada a sério! É que além dos brinquedos serem fonte de alegria e de proporcionarem horas de diversão garantidas, são também um elemento valioso para o desenvolvimento de qualquer criança.  

Bonecas, triciclos, jogos de tabuleiro, carrinhos, peluches, puzzles. No Museu do Brinquedo, situado em Seia, há de tudo. No total estão expostos cerca de 8 mil brinquedos nacionais e internacionais, de diversas gerações. Uma colecção fantástica que deixará qualquer criança fascinada e promete trazer boas lembranças aos mais crescidos. É que se existe sítio onde pode rever brinquedos que fizeram parte da sua infância é aqui. E, que tal mostrar aos seus filhos como se brincava noutros tempos?

2. World of Discoveries, Porto

Este é, sem dúvida, um dos museus mais interessantes que temos no nosso País para crianças. Situado mesmo em frente ao rio Douro, este é um espaço onde toda a família pode aprender tudo sobre os Descobrimentos de uma forma didática e divertida. O World of Discoveries conta com um museu interactivo e um parque temático que dá a conhecer a todos os visitantes a extraordinária e fantástica odisseia dos navegadores portugueses à volta de um mundo, na altura, desconhecido e por descobrir. São 20 áreas temáticas permanentes, sendo que a que mais atrai miúdos e graúdos é mesmo a que inclui uma viagem de barco!

3. Quinta da Montanha, Gradil

Situada no Vale da Guarda, num recanto do concelho de Mafra, a Quinta da Montanha desenvolveu um Parque Temático e Pedagógico que se insere na perfeição no conceito de escola ao ar-livre, privilegiando a metodologia: aprender e fazer. Se acha que o seu filho se interessa por fazer pão ou doce de frutas, trabalhar o barro ou até ser veterinário por um dia, este é o sítio ideal para o levar. Nesta quinta pedagógica as crianças poderão conhecer as árvores e as plantas, realizar os trabalhos da horta e do pomar, ordenhar uma cabra, amamentar a biberão um bezerro recém-nascido e até acampar ao som do uivar dos lobos! Sentir, cheirar e tocar a natureza de uma forma lúdica e pedagógica é o lema da Quinta da Montanha.

4. Badoca Safari Park, Vila Nova de Santo André

Situado no Alentejo, este é o local ideal para famílias mais aventureiras que apreciam a Natureza no seu estado mais puro. É que neste parque temático é possível observar animais selvagens à solta. São cerca de 450 animais, de 69 espécies diferentes – tigres, zebras, lémures, aves de rapina, primatas, pavões, flamingos, girafas, entre tantos outros. Muito mais do que um zoológico, aqui poderá fazer um divertido safari ou um passeio pedestre, onde atravessará a ponte de madeira com 80m² situada sobre o riacho e entre árvores.

5. Centro de Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Situado no Parque das Nações, no antigo recinto da Expo 98, em Lisboa, a silhueta do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva é facilmente reconhecida. Este é um local onde toda a família pode ter momentos divertidos e inesquecíveis. construir circuitos eléctricos com plasticina, participar em actividades no laboratório ou simplesmente visitar diversas exposições interactivas. Uma coisa é certa, toda a família vai sair de lá com vontade de voltar mais vezes.  

6. Dino Parque, Lourinhã

Inserido numa área de 10 hectares, este é o maior museu ao ar livre do nosso País. Existem 4 percursos para percorrer e onde podem ser observados mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais à escala real. Aqui toda a família pode aprender mais sobre a evolução da Terra, é que cada um dos percursos corresponde a alguma das mais importantes  épocas da história da Terra: o fim do Paleozóico, o Triásico, o Jurássico e o Cretácico.

A visita pode incluir uma passagem pelo Pavilhão de Atividades, onde todos podem experimentar actividades relacionadas com paleontologia. Pode ainda passar pela exposição do Museu da Lourinhã, que conta com um vasto espólio de descobertas paleontológicas, sendo que no laboratório é possível ver a preparação de fósseis ao vivo.

7. Parque Aventura DiverLanhoso, Póvoa do Lanhoso

Com 170 hectares de espaço verde, é o maior parque aventura da Península Ibérica e um dos maiores da Europa e fica localizado nas proximidades do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Slide, rappel, pontes suspensas, bungee, mina labirinto, paintball, escalada, canoagem, rafting, fazem parte de uma vasta variedade de actividades de aventura e lazer, sempre sob a supervisão de monitores especializados. Aqui desporto, aventura, lazer  e natureza andam de mãos dadas. E, se assim o entender, a família poderá também pernoitar num dos alojamentos disponíveis: casas de montanha, camarata ou campismo.

Não existem motivos para ficar em casa. Pegue nos seus filhos, vejam quais as actividades que todos gostam e parta à descoberta. Desafie-os a serem repórteres e a fotografarem a visita. De certeza que se vão divertir e ainda ficam todos com memórias de um dia feliz passado em família.

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais