5 hábitos diários para me manter saudável

Fátima Lopes // Abril 7, 2018
Partilhar

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de Abril. A cada ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe um tema central, que passa a ser uma prioridade na agenda internacional. Este ano o tema é saúde para todos. A par daquilo que cada estado deve fazer para proporcionar condições dignas e em timings aceitáveis, de acesso à saúde, há uma fatia grande de responsabilidade que cabe a cada um de nós. Se não estabelecermos como uma prioridade, a adopção de uma vida saudável que nos permita alcançar o bem-estar, ninguém fará milagres no nosso lugar.

A saúde está nas nossas mãos.

E, mesmo quando a vida nos prega uma partida com uma doença qualquer, a postura responsável que temos perante essa patologia, tem uma enorme influência no desenrolar dos acontecimentos. Por tudo isto, decidi partilhar convosco, 5 hábitos que cumpro diariamente para me manter saudável:

1. Beber água

O primeiro é beber, religiosamente, no mínimo, 1,5l de água, começando logo com um grande copo em jejum. Posso complementar com sumos naturais, chás e tisanas, sem açúcar. Mas, mesmo assim, não prescindo do meu 1,5l de água por dia.

2. Não saltar refeições e fazer 5 refeições por dia

O segundo hábito é não saltar refeições e fazer 5 por dia. Ao pequeno-almoço, por exemplo, como sempre fruta, proteína e frutos secos. Dá-me energia suficiente para começar bem o dia e ser altamente produtiva.

3. Praticar actividade física

O terceiro hábito é praticar actividade física. Sempre que posso começo o dia com uma aula de Yoga ou uma caminhada. Contrariamente ao que muitos pensam, quando estamos cansados e fazemos um desporto qualquer, ficamos mais bem dispostos e enérgicos. As hormonas positivas multiplicam-se durante o exercício e a sensação de bem-estar aparece naturalmente.

4. Praticar meditação

O quarto hábito diário é a pratica da meditação. Tal como fazemos a nossa higiene diária, também temos de fazer a higiene dos nossos pensamentos e emoções. A meditação permite-nos centrar, voltar a nós, escutar-nos, decidir com a intuição, que é a nossa melhor conselheira, e desenvolver a nossa clarividência. A meditação diária é um trampolim do nosso desenvolvimento pessoal.

5. Ter uma atitude positiva perante a vida

O quinto, e último, hábito, é ter uma atitude positiva perante a vida. As pessoas amargas, sisudas, violentas e antipáticas, não colhem nenhuns benefícios, nem para elas, nem para quem as rodeia. Por isso, encarar a vida com esperança e com vontade de fazer e viver melhor, traz-nos bem-estar e saúde. Ah, e já agora, uma dica extra: sorria muito. Abre a porta da alma e aos outros.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais