5 dicas para reduzir o desperdício fora de casa

Eunice Maia // Março 2, 2020
Partilhar

Dentro da nossa casa, é muito mais fácil controlar e reduzir a quantidade de desperdício que geramos, mas fora nem sempre temos possibilidade de escolha e somos constantemente bombardeados com descartáveis. É por isso essencial, mais uma vez, andar prevenido e sair com um “kit de sobrevivência”. 

Um “kit de sobrevivência”

Os maiores desafios surgem quando temos de fazer uma refeição fora, quando vamos a um restaurante, a um bar ou precisamos de comprar um snack ou uma bebida, quando somos convidados para uma festa… 

Aqui ficam 5 dicas infalíveis:

1. Porta-talheres

É prático e fácil de arrumar, cabe em todo o lado e ajuda a manter todos os objetos juntos num só sítio. Pode costurar o seu a partir de desperdício, recuperar as antigas bolsas de guardanapos ou lancheiras que levávamos para a escola ou simplesmente enrolar num guardanapo de pano antigo. Os talheres podem ser os de lá de casa. Só neste gesto, pense no numero de descartáveis (e nos saquinhos de plástico em que estão normalmente acondicionados) que evitou.

2. Garrafa ou copo reutilizáveis

Leve o seu chá já preparado, reabasteça-se de água da torneira ou do bebedouro, sirva-se na máquina de café. Diga não às garrafas de água de plástico e aos copos descartáveis.

3. Não às palhinhas!

A palhinha de plástico, pelo seu calibre, não é reciclável e é muito frequente ir ter ao mar, acabando por matar animais marinhos que a ingerem. Quando pedir uma bebida, avise que não quer palhinha e mostre a sua – aposte na prevenção. Deixe sempre, se for necessário, essa sugestão no estabelecimento, para que adotem palhinhas reutilizáveis ou compostáveis.

4. Marmita(s)

Para levar a refeição, para ir buscar comida ou simplesmente para guardar um snack. Em viagem também pode reutilizar os recipientes para guardar o champô e o sabonete.

5. Saco(s) reutilizados

Ande sempre com eles dobrados na mala para compras ou para qualquer necessidade.

Nota: Fotografias por Gustavo Figueiredo

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais