5 dicas para começar a praticar yoga

Filipa Veiga // Janeiro 12, 2019
Partilhar

Recomeçar. Todos gostamos de olhar para um novo ano como um recomeço. Um novo ciclo que se abre e traz novas decisões, novos projetos. Como se fizéssemos um reset ao nosso sistema, limpando, criando espaço para sermos a tal melhor versão de nós mesmos.

Quando um novo ano começa chovem mensagens de querer começar, recomeçar ou continuar. E, 2019 aparenta ser o número perfeito para esta nova mudança das nossas vidas.

E, de que falamos quando falamos em transformação e crescimento?

É um caminho para a vida, uma busca interior sem fim. Yoga é um lifestyle, uma maneira de estar e sentir. É a união do corpo, mente e espírito. Para perceber o alcance desta frase, é necessária muita persistência e humildade. Um sadhana diário, uma prática espiritual diária. No entanto, não pense que tem de passar a acordar às 4 da manhã para praticar, nem deixar de comer o que gosta. Não é preciso nada drástico para praticar yoga. Na realidade não tem de mudar nada porque tudo vai acontecer dentro de si, naturalmente.

Se praticar uma vez por semana muda o corpo, se praticar duas vezes por semana, muda a mente, se praticar todos os dias, muda a vida.”

Anónimo

5 dicas para começar a praticar yoga:

  1. Experimente sem medos!

Entrar num estúdio pela primeira vez pode ser intimidante. Todos se parecem contorcer ao som de uma respiração forte que os guia numa espécie de dança meditativa.

As primeiras aulas podem ser duras e muitos desistem sem terem oportunidade de perceber do que se trata. A sociedade em que crescemos e vivemos é rápida demais e quer resultados sem esforço, dedicação ou disciplina. A boa novidade é que quando abraçar a prática vai sentir-se tão bem que só vai querer mais e mais.

  1. Não desista!

Este trabalho profundo de disciplina pode assustar muitas pessoas – se sentir algo do género na primeira de aula de yoga, aconselho: não desista! Dê ao yoga um mês é o que costumo dizer aos meus alunos. Comprometa-se com 21 dias de prática. Estudos científicos comprovam que este 21 dias é o tempo necessário para criarmos um hábito novo nas nossas vidas. Dê ao yoga um mês sem falhar. Queira chegar ao momento em que começa a sentir que a sensação depois da prática é tão boa que já não quer viver sem ela.

Yoga is 99% practice and 1% theory.”

Sri K Pathabi Jois

  1. Escolha um professor

Quando sentir necessidade de encontrar um professor, estude bem, leia os sites, perceba quem é quem. Um conselho muito importante: encontre um professor que tenha uma prática regular pessoal. Alguém que não pratica não deve ensinar porque lhe falta conhecimento empírico da transformação no próprio corpo. Uma forma ideal de conhecer o que a sua área oferece é falar com outros praticantes.

  1. Não há tempo, cria-se o tempo 

Talvez seja a frase mais repetida para justificar não praticar. “Não tenho tempo!” Acredite não está sozinho, há mais 90% da população que ainda não percebeu o quanto é vital esta prática e que usam esta mesma desculpa para não aparecer numa sala de yoga.

Deixe-me adivinhar; Anda de um lado para o outro, correria, trabalho, casa, crianças… “A minha vida é um stresse, não páro, não tenho tempo para nada.” Já pensou que sem querer está a criar ainda mais stresse, menos espaço, e que está a tornar esta forma de estar na sua forma de viver? Nós somos o que pensamos. A minha sugestão é experimente dizer: “não tenho tempo para mim” e sinta as suas palavras.

Não acredite em tudo quanto pensa.”

máxima yogi

  1. Faça um retiro

Os retiros são espaços de conexão, são um presente para nós mesmos. Um tempo de entrar na prática e sentir durante um tempo (que pode variar entre um fim-de-semana a uma semana) o lifestyle associado. Aprendemos a tratar de nós, a dar-nos amor, comer bem, esticar o tapete, confraternizar com outras pessoas como nós. Conhecer outras histórias de vida e sentir que não estamos sozinhos nesta caminhada. Atenção: não é necessário nenhuma preparação anterior nem ser um yogi já com currículo. Lembre-se um dia todos fomos exatamente iguais a si e todos começamos sem experiência. É só a decisão de vir de coração aberto que é necessária!

Boas práticas!

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais