5 coisas que pode fazer para ter um impacto mais positivo no planeta

Leila Teixeira // Julho 9, 2020
Partilhar

Nem sempre é fácil medirmos o impacto real que as nossas ações têm no planeta, mas existem alguns hábitos que podemos alterar para que este impacto seja mais positivo. 

Como poderá verificar, não é necessário alterarmos totalmente o nosso estilo de vida para o fazer e pode mesmo começar já hoje a fazer a sua parte.

5 coisas que pode fazer para ter um impacto mais positivo no planeta:

1. Coma menos carne

A indústria pecuária é a principal emissora de gases de efeito de estufa a nível mundial. Como se não bastasse, mais de metade da água potável do mundo é destinada à pecuária e grande parte dos desmatamentos que existem atualmente são destinados a transformar-se em áreas de pastagem – o que significa que estamos a utilizar uma larga parte de áreas de cultivo para cultivar alimento para os animais – e a tendência é este fenómeno continuar a aumentar. Mesmo que não consiga deixar a carne de vez, se quer fazer a diferença, diminua o seu consumo o máximo possível.

2. Plante uma árvore

As árvores têm um papel fundamental no nosso planeta e são muitas vezes deixadas para segundo plano. São as árvores que nos dão oxigénio para respirar e são as árvores que ajudam a absorver o CO2 que está em excesso na atmosfera e que nos é prejudicial. Mas são precisas muitas árvores para que este trabalho seja bem feito.

3. Acabe com as faturas em papel 

Mais de 100 milhões de árvores são abatidas anualmente para produzir papel que utilizamos em coisas desnecessárias, como as faturas ou os folhetos publicitários. Embora não possa controlar isto diretamente, quando recusa este tipo de coisas (recusar faturas e/ou evitar publicidade não solicitada), está a dar um sinal ao mercado de que algo precisa de mudar.

4. Compre local 

A pegada ecológica dos bens que consome é tanto maior quanto mais longínqua for a sua origem. Felizmente, isto é algo que pode facilmente controlar, optando por comprar em mercados locais ou diretamente a produtores da zona em que habita.

5. Evite os descartáveis 

Os descartáveis são, neste momento, um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos. E não, o problema não são apenas os descartáveis feitos de plástico. Descartável, por definição, significa algo que é usado apenas uma vez e, num planeta finito com recursos finitos, esta prática é, no mínimo, insustentável. É claro que, se para além de ser descartável, também for de plástico, estamos a aumentar ainda mais o problema. Mas desengane-se se acha que as opções biodegradáveis estão aqui para resolver este problema. São descartáveis à mesma. Melhores, mas descartáveis. E, por isso, de evitar.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais