Intercultural Surf for Kids: Uma iniciativa que me deixou fascinada

Fátima Lopes // Junho 19, 2024
Partilhar
surf
surf

Mais de 300 pessoas de 14 nacionalidades estiveram, no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, a celebrar esta data de forma inesquecível. Uma iniciativa que incluiu baptismos de surf para os mais pequenos das várias nacionalidades presentes e um almoço convívio com gastronomia portuguesa, brasileira, ucraniana, nepalesa e do Bangladesh. 

O “Intercultural Surf for Kids” é uma iniciativa que tem como objetivo ajudar crianças estrangeiras, residentes no município da Figueira da Foz, a integrarem-se com crianças portuguesas da mesma idade, através do surf. 

O “Intercultural Surf for Kids” é uma organização da sociedade civil que tem como promotores a Associação de Desenvolvimento Mais Surf (ADMS) e a Associação de Marketing e Promoção Turística (AMPT). A iniciativa conta também com a colaboração da Professora Sónia Azevedo, da EB1 do Viso – AEZUFF.

Nesta 3.ª edição, o “Intercultural Surf for Kids” assume-se como um projeto totalmente gratuito para os destinatários, reunindo cerca de 100 crianças estudantes do primeiro ciclo do ensino básico e respetivos encarregados de educação, que têm neste encontro a possibilidade de conhecer novas pessoas e cimentar a sua relação com a comunidade.

Às 9h30 já a Escola de Surf – ISURF CLUB estava cheia de alegria e agitação, com o entusiasmo dos mais novos e respetivos pais. No ar pairava o nervosismo típico de quem ia ser baptizado no surf. Os pais não queriam perder pitada e às 10h30 já os telemóveis estavam a postos para registar os primeiros passos dos filhos no surf. 

Esta iniciativa envolveu, para além das crianças participantes e respetivos encarregados de educação, mais cerca de 50 pessoas, entre monitores de surf, voluntários de apoio à atividade e elementos da organização. 

Às 13h15, as barrigas já davam horas depois de tanta energia gasta no mar e o almoço era uma verdadeira viagem de sabores pelo mundo. Miúdos e graúdos provaram a gastronomia dos vários países, o que só enriqueceu este encontro. A confecção do almoço teve a colaboração de cidadãos da Ucrânia, do Nepal, Bangladesh e Brasil, que se disponibilizaram para preparar no Cabedelo, pratos típicos dos seus países de origem.

Durante o almoço houve acompanhamento musical  da Tuna Acordes da Foz e logo a seguir uma performance de Danças Latinas. 

No fim do programa, todos regressaram a casa felizes e de coração cheio. 

A Associação de Desenvolvimento Mais Surf (ADMS), que tem como Presidente Eurico Gonçalves, o fundador da Escola ISURF CLUB, está de parabéns pela criação desta louvável iniciativa. Este verdadeiro homem do surf, que toda a gente conhece na Figueira da Foz e no mundo desta modalidade, vive este dia como um dever cumprido, onde o surf revela toda a sua dignidade e magia.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais