12 pequenas mudanças para ser mais feliz no Ano Novo

Filipa Maló Franco // Dezembro 30, 2018
Partilhar

Este tem sido um ano muito importante para mim. Marcado pela palavra amor, criar o Terra Maya foi das melhores decisões que tomei na minha vida.

De facto, como todas as decisões importantes – pelo menos de acordo com a minha experiência -, tive de sair da minha zona de conforto. Pensando nisso, cada mudança de rumo da minha vida – mudança de curso, voluntariado internacional, o Terra Maya…-, advém de uma decisão marcada pelo medo, receio de falhar e muitas dúvidas. 

A maior lição? O medo e o falhanço é algo positivo. Afinal,  não é assim que aprendemos?

Como tudo evoluiu…

Em Março de 2017 criei o Terra Maya. Em Junho de 2018 saiu para o mundo o meu primeiro livro, “Terra Maya”, que fala das minhas mudanças, daquilo que resultou comigo e aborda, claro, o ser humano de uma forma holística – corpo, mente e espírito -, no que toca a um maior bem-estar e felicidade. Pode dizer-se que é a teoria daquilo que acredito.

Os meses que se seguiram foram maravilhosos devido à forma como este “bebé” foi recebido. Muito feedback, carinho e amor por este livro, que ainda me enche o coração todos os dias. Realmente, nunca imaginei receber tanto amor e estou muito grata.

Paralelamente, surgia frequentemente a dúvida sobre como implementar a mudança, principalmente porque nós temos sempre aquela tendência do “tudo ou nada” – se é para mudar é em grande e esquecemo-nos que no que toca a rotinas, hábitos e tempo, nem sempre é assim tão fácil. Porquê? Porque nos comprometemo com objectivos impossíveis e o impossível, resulta, invariavelmente, em frustração. 

Não existe uma fórmula mágica

Antes de mudarmos é fulcral entender que no que toca a um maior bem-estar, claro que não existe uma poção, uma palavra mágica que te posso dar. Não existe porque cada caso é um caso, cada pessoa tem uma história, experiência e competências diferentes e este caminho de autodesenvolvimento e autodescoberta, é apenas nosso, depende unicamente de nós e nunca nos podemos esquecer disso. O poder está unicamente em ti e naquilo que te faz mais feliz e ninguém o pode substituir.

Porém,  existem, sim, ferramentas e pequenas dicas, que podem ajudar nesta busca individual e foi esse o meu principal objectivo com o segundo livro, de acordo com aquilo que resultou comigo.

Terra Maya – um ano: 12 pequenas mudanças para ser mais feliz

Vamos então passar da teoria à prática. Em “Terra Maya — Um ano: 12 pequenas mudanças para ser mais feliz”, o meu maior objectivo é que implementes, de forma gradual, as mudanças que abordei no primeiro livro, que continues as que te  fazem sentido e que deixes de parte as que ao fim de um mês, não te acrescentaram nada. 

São 12 mudanças, com um encadeamento lógico, que considero essenciais para uma maior conexão connosco, com o outro e com a Natureza, começando claro com o “Organiza a tua vida”, porque sem este passo, sem uma reflexão sobre os nossos objectivos e tempo disponível,  não podemos criar espaço para a mudança.

Resumidamente, até porque não quero desvendar muito, são 21 dias – o tempo necessário para a implementação de um hábito -, repletos de dicas, exercícios práticos para te conheceres melhor e para cultivares uma maior relação contigo associados a uma componente de agenda. Também, todos os meses encontras um balanço do mês, para promover a reflexão e autocrítica construtiva, e sugestões com o objetivo de alcançar uma vida mais equilibrada, englobando uma abordagem holística nos três vetores: mente, corpo e alma.

Este é, sem dúvida, um livro para o coração, uma ferramenta de transformação. Um livro que podes escrever, pintar, preencher como sentes. Um livro que permite que escrevas diariamente o que te apetece – sejam compromissos, pensamentos, sentimentos, emoções, frases etc. Um livro que é só teu. Profundamente.

Para o completar, disponibilizo também no meu blog vários anexos que podes imprimir para tornar esta ferramenta ainda mais completa – planner semanal, mensal e anual, como também um planner de refeições e calendário lunar.

Este vai ser o teu ano.

Embarca nesta aventura comigo e conecta-te contigo, com o outro e com o mundo!

Com amor, 

Filipa 

Nota: Fotografia destaque por Verónica Silva.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais