A maior descoberta da nossa geração foi a de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas das suas mentes, conseguem mudar os aspectos exteriores das suas vidas!”
William James
Stress para que te quero?
De acordo com a física, o stress explica a elasticidade, propriedade de um corpo que permite recuperar o seu tamanho e forma originais, depois de comprimido ou esticado por uma força exterior (Lei de Hooke – 1658).
Se aplicar este conceito à sua vida, facilmente verá que o stress tem um efeito positivo ou negativo. Perante um desafio passível de ser superado (bom stress ou eustress) existe um efeito positivo; Por exemplo: concluir uma escalada ou caminhada exigente, atingir um objetivo, etc. Pelo contrário, quando a situação é percecionada como estando para além das suas possibilidades em lidar satisfatoriamente com a mesma, (por exemplo: estar muitas horas sem dormir, sem comer, sob um calor ou frio intenso), gera-se o comummente apelidado de mau stress ou distress.
Stress emocional pré-férias
Se para uns, as pré-férias podem ser um momento de vivência antecipada de tudo o que as férias representam de positivo, para outros, sentimentos de tristeza, solidão ou agressividade podem intensificar-se pelo confronto perante uma diminuição da atividade profissional, pela associação das férias a problemas familiares não resolvidos, por expectativas irrealistas sobre as pessoas com quem se passa férias, ou por se considerar obrigatório sentir-se sempre bem nas férias.
Quais são os sintomas do stress?
Cada pessoa tem o seu menu de sintomas de stress de acordo com o seu estado físico, emocional, meio onde se encontra, hábitos de sono, alimentação e organização pessoal. O alarme do stress pode disparar por uma baixa de açúcar no sangue, sob a forma de uma irritabilidade inesperada, perante a tensão nas costas ou pescoço gerada pela exposição a locais que exigem falar uma outra língua, lidar com outra cultura, ou simplesmente pela antecipação da preparação das férias em que o nervosimo se instala, e disparam todos alarmes resultantes de sintomas de stress e ansiedade perante o desconhecido ou perceção de incapacidade para lidar com a situação.
Como minimizar o stress pré-férias:
1. Seja realista
Não vai poder resolver todos os assuntos que tem entre mãos antes de ir de férias. Procure delegar de forma a que tenha alguém, na sua ausência, a resolver os assuntos quer profissionais quer pessoais, mesmo inesperados. Em último caso, haverá sempre algum meio de contacto para algum assunto verdadeiramente urgente.
2. Orçamente
Faça um orçamento para gastos que não ultrapassem o seu grau de conforto financeiro. Estabeleça limites para as despesas, inclusivamente para gastos impulsivos ou inesperados. De acordo com Healthline Survey de 2015, os assuntos financeiros são um dos grandes motivos de stress inerentes às férias.
3. Negoceie com a sua tribo
Envolva os outros na preparação das férias, divida tarefas e estabeleça compromissos de forma a que o local e as atividades pré-agendadas sejam satisfatórias para todos incluindo para si.
4. Tenha imaginação
Identifique atividades diferentes que possa fazer durante o seu período de férias de forma a que seja uma mudança de rotina profissional ou doméstica. Considere alternativas como voluntariado ou troca de casa com amigos ou conhecidos.
5. Valorize o que tem
Deixe de comparar as suas férias com as do vizinho, colega, ou das séries de sonho da televisão.
6. Organize-se com flexibilidade
Se gosta de planear o que vai fazer nas férias, deixe alguma margem de manobra para imprevistos. Procure não preencher todo o tempo disponível.
7. Junte-se a outras pessoas
Se se encontra só, procure juntar-se a pessoas que estejam na mesma situação.
8. Alivie o stress emocional
Simplifique, não queira prever tudo e assegure apenas o mais importante. Se for acometido por algum mal-estar emocional incontrolável, faça algo que ajude a senti-se bem; Por exemplo: passear ao ar livre e com a luz do sol.
9. Alivie o stress ouvindo música
Investigações realizadas pela Universidade de Maryland revelam que ouvir música de que se gosta ajuda a relaxar. Muitas pessoas ouvem música como uma das melhores formas de aliviarem o stress.
10. Persevere o bem-estar físico
Cuide dos hábitos de sono, exercício e alimentação, muito importantes para que se sinta fisicamente bem. Antes, durante e depois das férias.