5 dicas para ter uma casa mais harmoniosa

Habitat Saudável // Outubro 24, 2018
Partilhar

Feng Shui significa, literalmente, vento e água; é uma arte ancestral associada à medicina tradicional chinesa que estuda o meio-ambiente e a sua influência sobre o Homem. Os Orientais consideram-se parte do Universo em que vivem, logo o seu equilíbrio e bem-estar está intrinsecamente associado ao meio em que vivem, dormem e trabalham.
Um bom consultor de Feng Shui utiliza complexas fórmulas matemáticas para mapear a distribuição da energia (QI) dentro e fora de casa, mas existem dicas simples que podem tornar a sua casa mais harmoniosa e a sua família mais feliz.

5 dicas de Feng Shui para ter uma casa mais harmoniosa:

1. As zonas de estar e circular

Quando localizar o mobiliário, ao organizar a sua casa, tenha em atenção quais as zonas de estar (recolha do QI) e circulação (fluxo do QI). Analise qual o percurso que realiza ao percorrer todos os cómodos, os alinhamentos das portas, por onde entra e sai, etc. Imagine onde ficariam as suas pegadas e faça um pequeno esquiço sobre a planta do imóvel (similarmente à planta representada, onde a vermelho estão assinalados os espaços de circulação e a verde os espaços de estar). Localize os sofás, camas e mesas de trabalho/jantar nos espaços “sobrantes” dos percursos com pegadas, pois esses são os verdadeiros espaços de estar – a recolha do Qi.

2. A localização e orientação da cama

Localização não é o mesmo que orientação. A localização da cama é o local/setor onde esta é colocada. Instale a cama sempre numa “zona de estar” protegida das “zonas de circulação” e do intenso fluxo do QI. A orientação ideal é aquela para onde deve estar orientada a cabeça enquanto dorme. Preferencialmente esta orientação deverá ser calculada pelo “Gua-da-vida” (cálculo realizado através da data de nascimento) de cada pessoa, caso não conheça o seu “Gua” saiba que dormir com a cabeça orientada a norte é sempre uma escolha segura.

3. O destralhar e organizar

Imagine que o QI (a energia) é uma visita importante que recebe em sua casa. Sabendo que esta é uma visita diária e constante, mantenha sempre todos os espaços preparados para a receber comodamente. Guarde apenas o necessário e evite acumular tralhas inúteis que apenas juntam pó. Abra espaço para que o QI flua comodamente e em harmonia, sem obstáculos nem contratempos.

4. A cor e a luz

A mãe natureza é sempre a nossa melhor fonte de inspiração, é, sem dúvida, o melhor exemplo a seguir. Privilegie a luz natural e quando tal não for possível, tente recriá-la artificialmente com um índice de reprodução cromática semelhante à luz natural.

Olhe para o planeta Terra, o chão é o elemento mais escuro, o céu o mais claro e o ambiente entre o céu e a terra tem tonalidades intermédias sem perder a diversidade. Recrie esta lógica nas cores lá de casa: chão mais escuro, teto claro e luminoso e paredes num tom intermédio. Tenha em conta que estes devem ser elementos relativamente neutros e opte por cores mais impactantes apenas em alguns elementos pontuais de decoração.

5. Os elementos agressivos e as arestas pontiagudos

Não negligencie o seu instinto, esteja atento à primeira sensação que tem quando vê um determinado objeto e coloque em sua casa apenas os que lhe trazem boas e prazerosas e moções. Regra geral, quadros com crianças a chorar, estatuetas decapitadas ou pinturas abstratas agressivas não são uma boa opção.

Ao escolher o mobiliário, pense se este seria perigoso para uma criança que está a aprender a caminhar: acha que seriam necessários muitos elementos de proteção para que ela circulasse livremente? Tem vértices e arestas muito pontiagudas? Então opte por algo mais curvilíneo que certamente será mais harmonioso. Evite dormir sob vigas salientes ou formas irregulares que lhe causem estranheza.

Crie bem-estar em sua casa!

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais