Encontrei no Yoga um medicamento mágico, poderoso, sem efeitos secundários e com resultados absolutamente visíveis.
Muitas vezes procuramos uma “pílula milagrosa” para curar algo sem grande trabalho. Estamos programados para querer tudo para ontem! E, também para manter a postura “quanto mais rápido melhor” face a coisas “sérias” que precisam, efectivamente, do nosso foco, da nossa dedicação e do nosso amor para serem resolvidas. A verdade é que adoptamos esta postura sem grande consciência do que se está a passar com o nosso corpo e porque razão ele se queixa de algo, porque razão ele nos trava ou porque razão ele está com menos energia ou em profunda dor.
Nesta minha jornada de vida, o Yoga trouxe-me verdadeiros presentes.
Trouxe-me uma consciência incrível do meu Ser a todos os níveis – mental, emocional, físico e energético; ofereceu-me a capacidade de parar, ao mesmo tempo que aprendi um movimento fluído onde a minha alma dança com o meu corpo, oferecendo-lhe energia; presenteou-me com a capacidade de compreender como a respiração é absolutamente importante para a saúde do nosso corpo e como aprender a respirar, nos traz um controlo ao nível da mente e, por consequência, das emoções; ofereceu-me quietude, gratidão, leveza e, tão, mas tão importante, ofereceu-me saúde, a saúde que tantas vezes me faltou.
Dia 21 de Junho, Dia Internacional do Yoga
Este dia, marca na minha opinião, uma celebração profundamente importante – todo o ser humano tem ao seu dispor, desde há, pelo menos, cinco mil anos, esta filosofia repleta de conhecimentos fundamentais para o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual. É uma medicina, uma verdadeira medicina, que não deixa efeitos secundários e que nos nutre cada célula, cada átomo, molécula do nosso corpo. E, quem pratica diariamente Yoga sabe que o que descrevo não é um exagero, antes pelo contrário, o que digo nem faz jus, pois tudo o que nos acontece quando vamos a fundo nesta medicina é demasiado grandioso para ser descrito em palavras – é preciso que seja vivido, experienciado, sentido.
Para quem quer começar a praticar Yoga, deixo aqui o meu mais honesto conselho:
Muitas vezes, não nos identificamos logo com a prática; A primeira vez que experimentei não gostei e desisti – não era o professor certo para mim. Existem vários tipos de Yoga e nem todos estão de acordo com o que o nosso corpo precisa, então, é preciso primeiro encontrar o professor que esteja alinhado com as minhas necessidades, e depois? Depois é entregar o corpo e a mente e saborear todas as mudanças que vão acontecendo pelo caminho.
Não há um único dia em que não agradeça a entrada do Yoga na minha vida.
Hoje celebro ainda mais (pois não há um único dia em que não agradeça a entrada do Yoga na minha vida) esta medicina, celebro o facto dela me ter levado a fazer já quatro viagens pela Índia onde vou descobrindo sempre mais do nosso corpo, da nossa mente, dos nossos medos… Celebro o facto de poder nutrir diariamente o meu ser com este medicamento em estado puro, celebro o facto dele me ter feito mergulhar ainda mais fundo na meditação – a meditação está dentro do Yoga, nós é que separamos estas práticas, contudo, elas estão intimamente ligadas e fazem parte de um mesmo sistema e filosofia.
Como praticar Yoga diariamente?
Não há um dia em que o meu amanhecer não comece com o Yoga – como se faz isto? Deitando-nos com as nossas sábias galinhas, que estão alinhadas com os ciclos da natureza, e acordando igualmente com elas – o que nos permite desfrutar dos primeiros raios de sol, de forma a existir tempo para estar realmente dedicado à prática completa, que inclui os pranayamas (técnicas de respiração), o Asana e a meditação.
Quais os benefícios de praticar Yoga diariamente?
Deixo-te a razão pelo qual, escolhi o nome “Yoga-Te” para este artigo, pois as próprias iniciais fazem-me lembrar o que ganhamos ao abraçar esta medicina. Espero de coração que, esta partilha genuína, possa levar a praticar quem ainda não pratica e a intensificar a prática de quem só o faz um ou dois dias por semana:
Ynspira/expira
Oxigena todo o teu corpo
Ganha consciência
Ama-te
Transcende-te
Eleva-te
YOGA-TE!
Nota: Fotografia por Verónica Silva.