Os nossos dias de lua
Quantas vezes nas minhas aulas me perguntam como é isto de praticar yoga nos nossos dias de lua, ou seja, quando temos a história, a menstruação, com que todos os meses somos abençoadas? Gosto de lhe chamar os meus dias de Lua. Porque na realidade é isso mesmo, a lua representa o feminino e nós, mulheres, temos o ciclo igual ao da lua. Uma mulher regular e saudável tem um ciclo de 28 dias. Tal como a lua. Já tinham pensado nisso?
Podemos praticar yoga nos dias de menstruação?
Para responder a esta questão vou deixar um testemunho bem bonito que recolhi há uns anos e que é intemporal. Numa das minhas viagens à Índia entrevistei Saraswati Jois, mãe do meu professor Sharath Jois e filha do Pattabhi Jois, um dos mestres contemporâneos do yoga. Uma senhora do Yoga, portanto.
Saraswati tem nome de deusa e ela própria encarna com uma simplicidade o legado que a vida lhe deixou. O facto de ser mulher, mãe e avó dá-lhe uma perspetiva muito feminina do yoga. Acredita numa prática igual para homens e mulheres, mas sabe que “somos diferentes fisicamente, portanto há que tomar em conta esta diferença”.
O ciclo lunar feminino
Começa logo pelo ciclo lunar feminino. “As mulheres têm os dias de lua todos os meses e a capacidade de engravidar e dar à luz. Por isso é bom praticar, mas é também importante saber descansar, especialmente se trabalham o dia todo e ainda cuidam da casa e da família.” Saraswati recomenda repouso nos primeiros 3 dias da menstruação. “Na Índia, de acordo com a tradição brâmane, as mulheres descansam nesses dias, não cozinham nem entram na cozinha, são outras que o fazem para elas.”
Por isso, a quem me lê aqui fica. Os primeiros 3 dias de menstruação devem ser de repouso. Se não praticam todos os dias e não querem perder um desses dias de prática, é essencial que as posturas finais, as invertidas, não se façam.
Benefícios para as mulheres de uma prática regular:
- Promove elasticidade e tonificação do útero e alivia a congestão do sangue;
- Ajuda a minimizar a tensão e o mau humor que antecedem a chegada do período menstrual;
- Aumenta a resistência e a confiança durante o trabalho de parto;
- Ajuda uma adolescente a descobrir o corpo com respeito, amor e aceitação no meio do turbilhão de transformações;
- Ajuda a jovem estudante e/ou trabalhadora a reservar um momento no dia para estar em sintonia com as suas necessidades;
- Para a mulher mais madura oferece maior flexibilidade nas articulações, força e alongamento dos músculos e ajuda a gerir todo o processo e sintomas da menopausa;
- Estimula o enfoque em si própria e reduz as tensões exteriores;
- Acalma a mente e descontrai o corpo, ajuda a regularizar o sistema hormonal e a eliminar toxinas.
O yoga é uma ferramenta para nos descobrirmos. Entra nesta aventura de coração aberto!