Vou regressar ao trabalho e o meu bebé vai para a creche. E, agora?

Carmen Ferreira // Setembro 3, 2019
Partilhar

O regresso ao trabalho da mãe

O regresso ao trabalho é uma das fases mais desafiantes para a mulher, a família e o bebé. Normalmente esta etapa ocorre pelos 4-6 meses, altura em que a mulher tem que regressar ao trabalho, mas que o bebé ainda está dependente do ponto de vista alimentar e relacional da mãe. 

Esta fase é de facto um grande desafio que exige que a mulher coordene múltiplas áreas, podendo levar a um desgaste emocional e físico, e há que pensar em diferentes áreas para equilibrar a esfera familiar com a profissional da mulher.

O regresso ao trabalho pode ser muito positivo para a vida familiar e também para a criança, porém em certas situações se não forem bem geridas podem ter um impacto menos favorável na criança e na família. Para evitar este tipo de situação há que reflectir nas áreas que serão modificadas quer na rotina da mãe, quer na do bebé e da família, para poder articular melhor recursos humanos e materiais.

A rotina é importante para o bebé

Algumas semanas antes de começar a trabalhar, a mulher deve preparar também o bebé para uma nova rotina, semelhante à que vai ter em breve. A criança adapta-se melhor se existir uma rotina, por isso não mude tudo de uma vez, vá progressivamente alterando algumas actividades e horários, deixando as mudanças maiores para as 2/3 semanas antes de começar a trabalhar ou à posteriori com calma.

Dicas para facilitar a adaptação da mãe, do bebé e da família:

. A primeira coisa a pensar é, sem dúvida, no local onde vão deixar o bebé

Caso seja um infantário, deve averiguar e assegurar alguns critérios para que se sinta segura no momento de deixar o seu filho:

  1. A instituição cumpre as normas de segurança e higiene?
  2. Os profissionais sabem armazenar em segurança o leite materno?
  3. Pode ir à hora do almoço amamentar o bebé (se for possível da parte laboral)?
  4. Sente empatia com as educadoras/profissionais da instituição?

. Comece a armazenar leite materno

Comece a fazer um pequeno “banco de leite” para deixar alguns recipientes com o seu leite no infantário ou até mesmo começar a fazer as primeiras papas do bebé com o seu leite (aumentando o valor nutricional das mesmas). Pode fazer um pequeno plano no mês anterior ao regresso ao trabalho, para começar esta extracção e armazenar em copos e/ou sacos de congelação próprios para o leite materno. 

Dica: Com o regresso ao trabalho, é normal verificar-se uma alteração na produção de leite. Para contrariar essa tendência, aumente a frequência de extracção de leite, e faça-o após o seu bebé mamar (de manhã e à noite).

. Saiba como pode conciliar o horário de amamentação no seu local de trabalho

Investigue no local de trabalho como pode gerir o seu horário de amamentação e se a entidade empregadora dispõe de um local próprio para a mãe conseguir extrair e armazenar o leite no trabalho. Nesta sequência, deverá também pensar na necessidade de adquirir algum tipo de material (como bomba de extracção de leite ou sacos de congelação de leite materno…) para perceber como é que a nova rotina pode ser aplicada no local de trabalho.

Dica: Se for extrair leite no local de trabalho vai precisar de um local limpo (isolado), de um frigorífico para guardar e uma mala térmica para transportar. Pode extrair o leite na hora do almoço ou noutros intervalos. Se estiver fora de casa 8 a 10 horas poderá precisar de extrair leite 3-4 vezes, e se estiver 4 a 6 horas 2 vezes.

Sugestão: Leve uma fotografia do bebé ou veja um filme dele enquanto faz a extracção para que se libertem as hormonas associadas à saída de leite, facilitando assim a extracção do mesmo.

Lista de itens que pode precisar para fazer a extração de leite no seu local de trabalho:

  • Bomba para extrair o leite (aprenda, contudo, a realizar a extração manual, pois muitas mulheres não se adaptam à extracção com a bomba); 
  • Pilhas extra ou adaptador elétrico da bomba, se for o caso; 
  • Mala/caixa térmica com gelo; 
  • Recipientes em número suficiente para guardar o leite; 
  • Roupa extra, para mudar, no caso dos seios gotejarem (o leite é mais visível em roupas lisas); 
  • Roupa de acesso fácil, como camisas ou blusas com botões; 
  • Uma fralda de pano, lençol ou outro para se tapar caso tenha de fazer a extração num local sem privacidade; 
  • Algo para comer; 
  • Uma almofada para descansar o braço; 
  • Uma revista, um livro, música para relaxar e passar mais depressa; 
  • Uma fotografia ou objecto pessoal do seu bebé. 

. Tenha em atenção a mudança do bebé para o respectivo quarto

Se está a pensar mudar o seu bebé aos 6 meses para o quarto dele, deve fazê-lo antes ou depois de iniciar o regresso ao trabalho, para que ele consiga ir gerindo as alterações na vida dele de forma mais progressiva. Uma vez que muitas mudanças em simultâneo na vida do bebé podem ser altamente stressantes e criar um impacto negativo no bem-estar da criança. Não há pressa, até porque para diminuir o cansaço das mães, dormir junto com o bebé pode ser bom para ambos!

. Reforçe a sua alimentação

O stress do ambiente laboral agregado ao desgaste físico podem levar a mulher a ter um regresso ao trabalho mais difícil para o seu corpo, o que tem impacto também na amamentação. Por isso, aposte na alimentação saudável para sentir mais energia e para ajudar na produção de leite. 

. Reserve algum tempo para si

Nesta nova fase, irá precisar de pensar e organizar as rotinas, mas também precisará de ter algum tempo para conseguir extrair o leite e fazer um hobbie que mais goste (com ou sem a família).

Dica: Reserve algum tempo para si. Por exemplo, nem que seja um banho relaxante ou ler um livro 5 minutos antes de começar o trabalho, pois este momento ajuda a gerir o stress e, mais uma vez, a libertar hormonas que promovem a produção de mais leite.

. Fale sobre as suas dificuldades

É fundamental conseguir desabafar as dificuldades sobre esta nova fase para transmitir quer frustrações, dúvidas ou receios. Muitas das preocupações podem ser importantes para o bem-estar e crescimento do vosso bebé, sendo importante partilhar e aprender com outras mães e mulheres que já passaram ou estão a passar por este processo.

. Organize o seu dia na noite anterior

Assim irá poupar tempo, o qual pode ser rentabilizado para passar com o bebé ou para si. 

Dica: Prepare previamente o seu dia (a comida, a roupa, por exemplo), para que tenha menor chance de se esquecer de algo (algo que acontece frequentemente no pós-parto devido à privação de sono e às hormonas) e assim evita stress acrescido associado à gestão do tempo.

. Liberte-se da perfeição!

Existirão dias em que esta logística será fluída e outros em que não será. O importante é priorizar as tarefas e principalmente fazer o que o seu instinto de mãe lhe diz! Não compare o seu percurso ou a rotina do seu bebé ao da amiga ou colega, pois são únicos.

Um dia de cada vez. 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais