A todos um bom Natal,
A todos um bom Natal,
Que seja um bom Natal
Para todos nós.”
(“A todos um bom Natal”, Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras)
É só isto que se pode desejar: Um bom Natal. E porquê? Porque engloba tudo. Saúde, paz, alegria, amor, harmonia, prosperidade e luz.
À medida que os anos passam, valorizo cada vez mais o estarmos juntos e com saúde.
Só o facto de ter os meus pais connosco e com saúde, já é motivo de enorme celebração. O poder sentar-me com a minha mãe a pensar estes dias festivos, ajudá-la a escolher a melhor forma de vivermos cada momento, a decidir o que vamos cozinhar e quem o vai fazer, que lembranças vai dar com o meu pai, aos netos, já me deixa emocionada de tanta felicidade.
O Natal é o que é porque temos as nossas pessoas que amamos.
Porque nestes dias permitimo-nos dedicar-lhes todo o tempo que eles e nós merecemos. Porque deixamos que os nossos braços finalmente abracem uma e outra vez, pela alegria de estarmos juntos.
A magia do Natal não está nos presentes. Está no amor que damos aos outros. Aos nossos e àqueles que não nos são nada.
Está na misericórdia que finalmente entra nos corações mais empedernidos. Está na generosidade que demonstram aqueles que todo o ano são incapazes de partilhar com quem precisa ou de dar a mão a quem vive uma dificuldade.
A magia do Natal está em fazer-nos acreditar de novo que todos podemos realmente ser bons seres humanos e viver em paz, harmonia e comunhão.
As luzes lindas do Natal, que tanto apreciamos, lembram-nos que esta é uma época de luz, por tudo aquilo que já referi. As luzes com que enfeitamos a nossa árvore e a nossa casa, têm de traduzir o que fazemos para iluminar a nossa vida e a dos outros.
Os meus pais têm uma árvore de Natal muito pequenina. Não tem mais de dois palmos e é a mesma há muitos anos. Quando questiono a minha mãe sobre a decisão de não comprar outra mais vistosa, ela responde com sabedoria: “Para que preciso de uma árvore melhor? Vamos estar todos juntos, uma vez mais, com saúde, harmonia e em paz. Que mais preciso eu?”. É a resposta de uma mulher que acredita em Jesus, o Santo Menino que nasce nesta noite mágica para levar esperança a todos os homens.
Se tomarmos o Menino nos nossos braços e nos deixarmos abraçar por Ele, nos dará a paz do coração que jamais terá fim.”
Papa Francisco na sua Homilia de Natal em 2015
Votos de um Santo Natal para todos.
Nota: Fotografia por Verónica Silva