Voltaren, Relmus e a minha coluna

Pedro Figueira // Março 24, 2017
Partilhar

Conhece alguém com problemas de coluna?

Conhece alguém que já tenha utilizado algum destes medicamentos?

Anti-inflamatórios e relaxantes musculares são muitas vezes escolhidos como a primeira linha de resposta em problemas de coluna. A pergunta que eu quero deixar no ar hoje é: será que faz sentido tomar sempre estes medicamentos quando temos dores nas costas?

Quem é que nunca ouviu falar de Relmus e Voltaren, um relaxante muscular e um anti-inflamatório? Há um lugar para estas medicações mas não podemos passar o resto da vida dependentes delas. Existem vários tipos de anti-inflamatórios e relaxantes musculares mas estes não foram criados para serem tomados regularmente. Estes medicamentos, como todos os outros, têm efeitos secundários que não devem ser desprezados no processo de decisão clínica.

Quero aproveitar esta oportunidade para explicar alguns detalhes, que acredito serem importantes, em relação aos relaxantes musculares que são, infelizmente, muitas vezes esquecidos.

Os músculos têm, essencialmente, duas funções:

  1. Função Mobilizadora – Trazer movimento às articulações
  2.  Função Estabilizadora – Trazer estabilidade à articulação na presença de uma lesão

A primeira função é a mais conhecida. No entanto a segunda função é também importante porque quando o cérebro identifica um problema numa ou mais articulações vai enviar mensagens aos músculos adjacentes para contrair, protegendo assim a articulação de maiores danos. É aqui que as coisas se tornam desagradáveis porque dependendo do grau de contração do músculo essa contração pode gerar dores que vão de um leve desconforto a dores agudas e intensas.

Não faz, contudo, sentido tomar um relaxante muscular e obrigar o corpo a descontrair músculos que tinham um papel específico de proteção. Quando o músculo relaxa artificialmente corremos o risco de permitir movimentos à articulação que podem levar a danos maiores. Devemos também entender que os relaxantes relaxam os músculos no geral e não somente aqueles que estão mais contraídos, o que nem sempre é o mais aconselhado.

Na próxima vez que se queixar de dores ou ouvir alguém queixar-se, talvez seja benéfico lembrar-se deste artigo. Temos de tomar decisões todos os dias em todas as áreas, o mais importante é que sejam decisões informadas. Esse foi o objetivo do artigo desta semana.

Mais informação leva a melhores decisões e melhores decisões levam a uma melhor saúde.

Cuide da sua coluna!

Pedro Costa Figueira B.Sc.D.C.

www.saudecoluna.pt

 

 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais