Viver a vida a amar

Fátima Lopes // Outubro 21, 2020
Partilhar

É a primeira vez que decido reeditar um livro. Faço-o porque tenho consciência que o “Viver a vida a amar” tem sido, desde o seu lançamento, uma preciosa ajuda para aqueles que com ele se cruzam.

“Viver a vida a amar”, uma obra de reflexão.

Não gosto de o classificar como livro de auto ajuda. Prefiro que seja visto como uma obra de reflexão. Todas as partilhas que faço neste livro sobre cada um dos temas escolhidos, são pessoais. É a minha visão dos temas que quanto a mim têm mais importância, como por exemplo a família, o amor, a amizade e a forma de olhar para a vida e de a sentir. 

Achei que era útil relançar agora o “Viver a vida a amar”, por este estar a ser um ano particularmente desafiante para todos nós. A COVID-19 invadiu as nossas vidas, ditou os nossos passos e deixou-nos reféns durante um largo período. A liberdade passou a ser valorizada de outra forma e tê-la significou uma verdadeira conquista. Até o que achávamos impossível, como sermos proibidos de abraçar, aconteceu. 

É hora de retomar e renascer.

Os próximos tempos avizinham-se desafiantes. Vamos ter de ir buscar todas as nossas competências e mais valias, para retomarmos e renascermos. 

A retoma significa, para mim, o entrar em acção e agarrar as rédeas da vida. O recusar ficar parado à espera que a vida aconteça sozinha, sem direção nem propósito. Temos de ser nós a dirigir o barco. Se simplesmente nos sentarmos no barco, o mais provável é que fique à deriva. E um barco à deriva tem grandes probabilidades de encalhar ou de bater num obstáculo imprevisto e afundar. A vida é igual. Por isso há que retomar rapidamente. Não é fazer igual nem voltar à “vida normal”. Isso é impossível. 

Superámos coisas que se calhar julgávamos impossíveis.

Nada mais será igual porque passámos por esta experiência duríssima e já somos outras pessoas. Superámos coisas que se calhar julgávamos impossíveis e fizemos mil reajustes às nossas vidas. A verdade é que a vida não tem de ser pior. Eu tenho consciência que há muitas pessoas e famílias que estão a viver momentos de grande aflição, por estarem a atravessar quadros de desemprego e carência económica. Mas eu não estou aqui para lhes tirar a esperança. 

Os 26 anos que tenho de experiência como comunicadora, permitiram-me ouvir milhares de histórias de superação. Gente que atravessou fases em que não tinha rigorosamente nada e onde tudo parecia correr mal. Em comum estas pessoas tinham a força de quererem superar e sair dali. Sabiam que não podiam estar eternamente mal, por isso algures havia de existir uma porta que, uma vez aberta, permitiria encontrar soluções. E o mais fascinante nestes testemunhos é ouvir alguém dizer: “Se eu não tivesse passado por tudo o que vivi, não era a pessoa que sou hoje, nem tinha chegado onde cheguei hoje”. 

Nem sempre é noite, nem sempre é dia.

Por isso, com este livro espero renovar-vos a esperança e a certeza de que conseguem ultrapassar os desafios da vida, sejam eles quais forem. Lembrem-se que o caminho de cada um de nós apresenta várias pedras. Cabe-vos agora decidir se com elas querem construir um castelo ou uma montanha intransponível.

Para que todos tenham a oportunidade de conhecer o livro “Viver a vida a amar”, juntamente com a editora Manuscrito, tenho 5 exemplares para oferecer. 

Para se habilitar tem de:

  1. preencher o formulário abaixo com os seus dados;
  2. seguir a página de Facebook do Simply Flow;
  3. seguir a minha página de Facebook;
  4. seguir a minha conta de Instagram;
  5. seguir a página de Facebook da editora Manuscrito.

Pode participar até dia 31 de Outubro de 2020.

Os vencedores – seleccionados aleatoriamente através do Random.org. – serão anunciados no dia 02 de Novembro de 2020.

Boa sorte!

—-

Passatempo encerrado.

Vencedoras: 

  • Carla Araújo, Póvoa de Varzim
  • Maria Cuco, Elvas
  • Teresa Carvalho Silva, Vila Nova de Poiares 
  • Alice Lopes, Viseu
  • Susana Casal Duarte, Maia

Parabéns e boas leituras!

Nota: Fotografias por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais