Chegou a época de férias e agora, para além das malas e das outras preocupações habituais, também nos questionamos que cuidados devemos de ter se viajarmos.
Regra geral, devemos manter os mesmos cuidados a que já estamos habituados, ou seja:
- manter distanciamento físico;
- reforçar a etiqueta respiratória (ter o cuidado de tapar o nariz e a boca, de preferência com um lenço de papel, quando tossir ou espirrar);
- usar máscara;
- lavar as mãos com frequência.
Vai viajar?
O pedido de testes, certificados ou medição de temperatura, depende sempre da situação epidemiológica do país, relativamente à COVID-19. Assim, devemos verificar quais as recomendações de saúde para onde viajamos e podemos inclusivamente no portal das comunidades portuguesas perceber se existe ou não restrições nas fronteiras para onde queremos ir e consultar conselhos para viajantes.
O ideal é fugir às zonas onde a COVID-19 apresenta maior incidência.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomenda ainda que se preencha o “registo viajante” que serve para que, caso aconteça alguma situação de emergência, seja mais fácil de nos localizar no estrangeiro.
“Vou viajar para o estrangeiro. O que devo ter em atenção?”
Nos nossos aeroportos internacionais verifica-se sempre a medição da temperatura.
Desde 1 de Julho que os certificados são utilizados nas viagens internacionais, mas são sempre pedidos, consoante as regras do local para onde se viaja. Se por acaso, à posteriori se verificar que no voo vinha alguém positivo, as pessoas sentadas em local de maior risco serão contactadas (dois lugares à esquerda e à direita do doente, dois lugares nas duas filas seguidas à frente e atrás do doente).
Se por acaso tiver algum sintoma – temperatura superior a 38.0ºC, falta de ar, tosse, perda do olfacto e/ou do paladar – deve contactar as autoridades locais do país ou, se já estiver Portugal, a linha de Saúde 24.
“Este ano as férias são em Portugal. O que devo ter em atenção?”
Por cá, para permanecer num hotel tem que ter teste negativo ou certificado digital COVID-19.
As crianças até aos 10 anos não têm que usar máscara e se tiverem menos de 12 também não têm que fazer teste.
De qualquer modo, a grande recomendação será sempre manter o máximo de cuidado para poder usufruir em pleno das suas férias.