O que precisa de saber antes de viajar

Ana Isabel Pedroso // Agosto 18, 2021
Partilhar
viajar
viajar

Chegou a época de férias e agora, para além das malas e das outras preocupações habituais, também nos questionamos que cuidados devemos de ter se viajarmos.

Regra geral, devemos manter os mesmos cuidados a que já estamos habituados, ou seja: 

  • manter distanciamento físico;
  • reforçar a etiqueta respiratória (ter o cuidado de tapar o nariz e a boca, de preferência com um lenço de papel, quando tossir ou espirrar);
  • usar máscara;
  • lavar as mãos com frequência.

Vai viajar?

O pedido de testes, certificados ou medição de temperatura, depende sempre da situação epidemiológica do país, relativamente à COVID-19. Assim, devemos verificar quais as recomendações de saúde para onde viajamos e podemos inclusivamente no portal das comunidades portuguesas perceber se existe ou não restrições nas fronteiras para onde queremos ir e consultar conselhos para viajantes

O ideal é fugir às zonas onde a COVID-19 apresenta maior incidência.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomenda ainda que se preencha o “registo viajante que serve para que, caso aconteça alguma situação de emergência, seja mais fácil de nos localizar no estrangeiro.

“Vou viajar para o estrangeiro. O que devo ter em atenção?”

Nos nossos aeroportos internacionais verifica-se sempre a medição da temperatura.

Desde 1 de Julho que os certificados são utilizados nas viagens internacionais, mas são sempre pedidos, consoante as regras do local para onde se viaja. Se por acaso, à posteriori se verificar que no voo vinha alguém positivo, as pessoas sentadas em local de maior risco serão contactadas (dois lugares à esquerda e à direita do doente, dois lugares nas duas filas seguidas à frente e atrás do doente).

Se por acaso tiver algum sintoma – temperatura superior a 38.0ºC, falta de ar, tosse, perda do olfacto e/ou do paladar – deve contactar as autoridades locais do país ou, se já estiver Portugal, a linha de Saúde 24.

“Este ano as férias são em Portugal. O que devo ter em atenção?”

Por cá, para permanecer num hotel tem que ter teste negativo ou certificado digital COVID-19.

As crianças até aos 10 anos não têm que usar máscara e se tiverem menos de 12 também não têm que fazer teste.

De qualquer modo, a grande recomendação será sempre manter o máximo de cuidado para poder usufruir em pleno das suas férias.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais