Vamos abraçar a sustentabilidade empresarial?

Equipa Planetiers // Outubro 29, 2018
Partilhar

Não há dúvida: a sustentabilidade é o assunto do momento.

Muito se tem falado em ecologia, na necessidade de mudar hábitos e adotar comportamentos mais eco-friendly. É um dos conceitos mais partilhados atualmente, mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda acabam por desistir destes comportamentos com o sentimento de “sou a única pessoa a fazer isto e nunca conseguirei fazer a diferença”. Apesar dessa ideia não ser propriamente verdade, a mudança real (e na velocidade que precisamos) só acontecerá se os governos, entidades e empresas adotarem essas medidas e as promoverem dentro (e fora) das suas organizações.

Neste momento, a preocupação ambiental já é uma característica de algumas empresas e um dos grandes diferenciadores no mercado de hoje em dia. O certo é que, em pouco tempo, esta preocupação com a sustentabilidade empresarial não será apenas uma opção: as normas europeias estão cada vez mais exigentes e rigorosas – quem não as conseguir cumprir, terá a vida muito dificultada nos próximos anos e muito dificilmente será capaz de garantir um futuro próspero para a sua empresa.

O que é a sustentabilidade empresarial?

De uma forma muito simples, uma empresa sustentável é uma empresa ecologicamente correta e viável, socialmente justa e culturalmente diversa.

Esta sustentabilidade empresarial são todas as medidas que uma empresa pode tomar em prol do meio ambiente e sustentabilidade da sociedade – atitudes éticas e práticas, que nunca ponham em causa o crescimento económico. Estas medidas têm de ter resultados práticos e significativos para o ambiente e sociedade como um todo, sendo já muitas as empresas que as incluem nas suas estratégias e objetivos de responsabilidade social.

“A sustentabilidade é apenas para as grandes empresas!”

Apesar de algumas tecnologias de gestão de energia e resíduos ainda serem pouco acessíveis, a sustentabilidade empresarial vai muito para além disso. Da mesma forma que as empresas e consumidores se têm tornado mais “eco-conscientes”, também os fornecedores B2B (Business to business) têm dando cada vez mais importância a este tipo de soluções. As soluções sustentáveis são cada vez mais e diversas, para vários tipos de sector e necessidades: desde a grande implementação tecnológica num parque empresarial ao hardware de impressão de uma pequena empresa recém-nascida.

Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?

As vantagens para as empresas que adotam esta postura são inúmeras:

  • uma imagem mais positiva e consciente: a preocupação ambiental tem sido uma das maiores tendências entre consumidores e um dos pontos que mais geram identificação imediata com novas marcas;
  • custos de produção mais reduzidos: através de processos de reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima ou medidas de economia energética, com uma pequena mudança é possível reduzir os custos de produção nas empresas;
  • colaboradores mais satisfeitos: as pessoas que trabalham em empresas com preocupações sociais e ambientais, sentem-se mais satisfeitos em trabalhar na organização – aumentando a produtividade e felicidade no local de trabalho;
  • valorização das ações em bolsas de valores: cada vez mais investidores têm procurado comprar ações em empresas sustentáveis e com preocupações ambientais (Queres saber mais sobre este ponto? Descobre aqui o que é o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial);
  • melhores condições no planeta: quer pensemos nisso ou não, uma empresa precisa de um futuro mais forte e sustentável para conseguir continuar as suas atividades empresariais.

Quais as dicas de sustentabilidade que posso aplicar na minha empresa?

Para além do respeito pelas leis do país, incluindo as ambientais, e garantir que a tua organização é justa e tolerante, há várias dicas práticas que podes utilizar.

  • economizar água, papel e energia: racionalizar os recursos da empresa é angariar dinheiro para a organização. Evitar imprimir o desnecessário e reutilizar papel (isto inclui, sempre que possível, trocar os cartões de visita por contatos virtuais), fechar as torneiras, desligar as luzes, investir em eletrodomésticos de baixo consumo ou instalar sistemas de tratamento e reaproveitamento de água;
  • evitar os descartáveis: uma empresa com 200 colaboradores gasta em média 60.000 copos descartáveis por ano, que acabam no lixo após uma utilização. Substituir por canecas ou soluções mais duradouras significa dinheiro a entrar na empresa (para além de todo a produção de resíduos que pode ser evitada);
  • promover projetos sustentáveis dentro da empresa: é importante consciencializar para esta preocupação e comportamentos, dentro e fora da empresa; promover um ambiente organizacional em prol da ecologia e preservação, e uma comunicação eficaz para os consumidores, focada no tratamento das embalagens e produtos em fim de vida;
  • tratar bem os resíduos: reciclar, adotar práticas de economia circular, reutilizar as sobras de matéria prima, usar materiais recicláveis na produção de embalagens dos produtos, usar filtros retentores de poluentes emitidos nas fases de produção industrial, entre outros;
  • produzir com consciência: usar fontes de energia limpa e renováveis e produzir mercadorias e serviços que não coloquem em risco a saúde e segurança dos consumidores.

Essas soluções sustentáveis para empresas são difíceis de encontrar? Já não!

Se já existem grandes organizações com um departamento de sustentabilidade que “pesquisa e pesquisa” em vários sítios até encontrar a solução perfeita para as necessidades da empresa, muitas outras não conseguem suportar ter colaboradores focados apenas nesta matéria. É por isso mesmo que criámos o Selo Sustentável Planetiers Empresas, para que qualquer empresa que queira fazer diferente, mas não saiba como operacionalizar, consiga implementar as suas mudanças de forma fácil e acessível.

O que é o Selo Sustentável Planetiers Empresas?

Mais do que certificar a sustentabilidade de uma empresa, este Selo Planetiers é um compromisso de melhoria: a ideia não é dar ênfase às boas ações empresariais já tomadas, mas, sim, dar visibilidade a empresas que realmente querem abraçar este compromisso de mudança e o aplicam nas suas organizações. Ao pedir o Selo Sustentável Planetiers Empresas, a tua empresa está a comprometer-se em fazer durante esse ano um mínimo de 3 intervenções ecológicas supervisionadas pela Planetiers.

Através da nossa vasta base de dados conseguimos as mais diversas soluções aos melhores preços do mercado ecológico; através da nossa comunidade envolvida conseguimos divulgar as medidas sustentáveis que a tua empresa implementou e, através disto tudo, conseguimos ser uma parte ativa da mudança, inspirando os outros e tendo um impacto real e positivo no planeta. Sabe mais sobre este Selo Sustentável aqui.

Com a missão de facilitar a mudança, este selo é uma forma de retirar barreiras, tornando a sustentabilidade empresarial descomplicada, auxiliando na decisão e disponibilizando as mais variadas soluções para os problemas específicos de cada empresa.

Se a Sustentabilidade Empresarial é quase uma “obrigação” para quem se quer destacar no mercado, agarra esta oportunidade e sê uma referência ecológica, promovendo estas mudanças e inspirando outras empresas e consumidores a seguir o exemplo.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais