Apesar do Outono atípico e cheio de calor e sol, certamente chegará de outras terras e transportado pelo pássaros migrantes o famoso vírus da gripe. Todos os anos este vírus chega ao hemisfério Norte e provoca muitas complicações de saúde, em especial entre a população mais frágil e sensível: os mais idosos e doentes.
A gripe é uma doença geralmente benigna, mas é também uma doença que pode ser mortal para pessoas que tenham comorbilidades e doenças debilitantes. Esta é uma doença que pode ser prevenida, ou pelo menos atenuada, quando as pessoas fazem a vacinação contra ela.
Quem deve ser vacinado contra a gripe?
Se tem mais de 65 anos, se tem doenças crónicas, em especial doenças pulmonares ou cardíacas, ou se tem doenças que comprometam o seu sistema imunitário deve vacinar-se!
Vacina da gripe: sim ou sim?
No ano anterior, em Portugal foram administradas mais de 1.200000 vacinas contra a gripe e a maioria das pessoas beneficiaram e muito dessa vacina. Não dê ouvidos a pessoas mal informadas sobre os “malefícios das vacinas” – elas são das poucas evoluções tecnológicas que de fato permitem prevenir doenças em vez de as tratar.
Quem não deve ser vacinado contra a gripe?
A menos que tenha tido reacções graves a vacinas anteriores ou tenha alergia a proteína do ovo ou outra condição específica que impeça a vacinação, deve vacinar-se. Em especial se pertence a um grupo de risco ou se contacta com pessoas em risco. Mesmo pessoas que não sejam doentes, como é o caso das grávidas, profissionais de saúde e profissionais de instituições ou empresas que contactem com pessoas de risco, devem ser vacinados para proteger estas pessoas do risco de contágio.
Informe-se junto dos profissionais de saúde.
Em caso de dúvida contacte o seu médico ou os enfermeiros do seu centro de saúde que certamente esclarecerão todas as dúvidas e incertezas.
A saúde de todos começa na vacinação.