Como professora de Yoga, tenho utilizado muito nas minhas aulas a expressão “União do corpo, da mente, das emoções e do espírito”. Menciono-a quando defino o Yoga e aquando da execução dos Asanas (posturas). Mas, agora que tudo parece estar caótico à nossa volta, como é que eu posso sentir essa “União”? E, afinal, o que é que essa expressão significa? A saúde passa por essa união?
Saúde e Yoga
Hoje em dia, o conceito de saúde define-se de uma maneira mais positiva do que no passado. Enquanto antigamente para se ser saudável bastava não padecer de nenhuma doença, hoje “a saúde não é só ausência de doença ou enfermidade, mas também um estado de bem-estar total físico, mental e social”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este conceito sofreu um grande desenvolvimento e a própria OMS incentiva os Estados a trabalhar no sentido da prevenção e da regulamentação de um ambiente adequado para a vivência da saúde em toda a sua plenitude.
Quando pratica Yoga vai eliminando todos os obstáculos que impedem o bom funcionamento do corpo, elimina as tensões e as emoções que o bloqueiam. O cérebro tem a capacidade de produzir por si as substâncias de que o corpo necessita: ansiolíticos, antibióticos, antidepressivos, assim como de multiplicar células necessárias para combater o que não é bom para o nosso corpo. Mas, para isso, temos de deixar o cérebro funcionar, o que nem sempre acontece… A Meditação é uma boa ferramenta para que o cérebro possa desempenhar a sua função de corrigir os desequilíbrios do corpo.
A Meditação leva-nos à União?
Muita gente acredita que para meditar basta sentar-se de olhos fechados, ou então deitar-se, e ouvir uma música, ou alguém a guiar-nos passo a passo para um caminho meditativo. Mas, como refere B.K.S Iyengar (mestre de Yoga), se “tecnicamente uma pessoa que está sob efeito do stress, ou que tenha o corpo e os pulmões fracos, os músculos tensos, uma coluna colapsada, uma mente errática, agitação mental ou medo, não pode levar a cabo uma verdadeira meditação, no sentido do Yoga”.
A verdadeira meditação leva-nos à sabedoria e à consciência plena. Ajuda-nos a compreender que somos algo mais do que o nosso ego. Por isso, torna-se necessário a preparação do corpo através das posturas e da respiração. Não podemos olhar só para o corpo, mas também não podemos negligenciar o corpo e olhar só para a alma ou a espiritualidade.
A verdade é que, embora o corpo nasça, viva e morra só através dele poderemos ter um vislumbre do divino.
Então e a parte das emoções?
O ser humano é um todo. Tem um corpo físico, pensa e sente. Na prática de Yoga, o cérebro pode dar uma instrução ao corpo para fazer uma postura, mas o coração também precisa de sentir que o corpo está preparado para poder obedecer a essa mesma instrução. Caso contrário, haverá um desequilíbrio, uma lesão, um mau estar. Tem de existir cooperação entre o corpo, a mente e as emoções para haver equilíbrio.
Mas, como isso me pode ajudar, além da minha prática de Yoga, a passar este momento tão difícil?
Nós nascemos para viver, e a maior parte das pessoas não vivem. Prestar atenção aos sinais de que o corpo nos envia (sentir), dá a mensagem clara ao corpo e à mente que queremos viver. Criar essa ligação permite nos ser livres. E essa liberdade faz de nós seres humanos felizes e capazes de enfrentar a vida e as suas vicissitudes.
A diferença não está em mudar os acontecimentos, mas, sim, em mudar a nossa maneira de reagir frente a esses acontecimentos. O que parece muitas vezes uma tragédia é apenas uma oportunidade para fazermos essa ligação e mudar o que não interessa mais na nossa vida.
O corpo é filho da alma. É preciso alimentá-lo e educá-lo. A saúde física não é um bem de consumo que possamos regatear, nem se pode engolir sob a forma de um medicamento ou de um comprimido. Obtém-se à custa do suor. É algo que devemos ir construindo. No nosso interior, devemos criar a experiência de beleza, da libertação e do infinito. Isso é saúde.”
B.K.S.Iyengar
Como manter a prática de Yoga durante os próximos dias?
Mesmo dentro de casa, pode continuar a sua prática de Yoga e manter a serenidade e paz para enfrentar esta nova realidade.
Tenho um grupo no Facebook onde são dadas duas aulas online por semana que ficam gravadas, podendo ser feitas em qualquer altura. Basta entrar em contacto comigo através das redes sociais – Facebok ou Instagram. Partilho ainda vídeos no meu canal de YouTube.
Estarei sempre disponível para vos ajudar.
Namaste