O maravilhoso mundo do chá oferece-nos um inúmero leque de opções que nos permite escolhas variadas para todas as ocasiões e momentos do dia.
Normalmente as orientações dadas quando se trata de eleger um chá para os vários momentos do dia estão relacionadas com a sua intensidade, com a sua funcionalidade, com o nível de cafeína e com a sua combinação com os diversos acompanhamentos alimentares.

Tal como para os diferentes tipos de vinho, também os diferentes tipos de chás “casam” melhor com uns alimentos do que com outros.
Quando fazemos uma escolha dessas, devemos dar atenção aos sabores para que não se anulem entre si. Por exemplo, os chás mais intensos – como os pretos de folha partida – ou os pu-erhs são sugestivos para acompanhar pratos mais condimentados. Já os chás de folha inteira mais suaves ou os verdes com notas aromáticas a vegetais são ideais para acompanhar pratos mais ligeiros e com comidas orientais.
Por outro lado, quando escolhemos um chá ou infusão de acordo com a sua funcionalidade (relaxante, calmante, estimulante, digestivo, diurético) devemos ter em atenção o nível de cafeína, assim como as propriedades terapêuticas de cada planta.
Tendo em conta estes aspetos, apresento algumas sugestões de chás e infusões que poderá tomar ao longo dos vários momentos do dia.
Chás para 6 momentos:
– Pequeno-almoço
O chá deveria ser a primeira bebida do dia. Uma chávena de chá possui compostos químicos únicos que contribuem eficazmente para a melhoria da saúde humana e essa razão é mais do que suficiente para o levarmos à mesa do pequeno-almoço.
Neste momento do dia, geralmente opta-se por chás de aromas mais fortes, com níveis maiores de cafeína para dar a energia e concentração necessária para acolher mais um novo dia.
- Chás pretos: English Breakfast, Assam, Quénia, Ceylon
- Chás verdes: Matcha

– Meio da manhã
Poderá optar pelos mesmos chás que os anteriores se necessitar de energia extra. Ou então, por chás pretos da China, mais suaves e/ou decidir-se pelos aromáticos oolongs – adequados para se beberem durante todo o dia.
- Chás pretos: Assam, Quénia, Keemun, Ceylon
- Chás oolongs: Jade Oolong, Oriental Beauty, Alishan oolong
– Almoço
São aconselhados chás pretos, chineses fumados e verdes da China ou Japão, que combinam muito bem com salmão, sushi, frango ou pato. Ou optar por chás pu-erhs, ideais para acompanhar refeições mais condimentadas e gordurosas de difícil digestão. Para finalizar o almoço, sugiro infusões com propriedades digestivas, como infusão de jasmim, menta, cidreira, erva príncipe. E, se necessitar de algo mais estimulante, opte por um chá verde ou branco ou faça uma mistura do chá com uma infusão, por exemplo chá verde com menta ou chá branco com jasmim.
- Chás pretos: Lapsang Souchong, Keemun
- Chás verdes: Sencha, Gyokuro, Genmaicha, Lung Ching, Jasmine Dragon Pearls
- Chás pu-erhs: Pu-erhs
- Infusões: Menta, Erva Príncipe, Lucia lima, Cidreira
– Meio da tarde
Sugiro chás mais leves, mas revigorantes, com suaves fragrâncias que podem ser apreciados sem qualquer tipo de acompanhamento, como os oolongs, brancos, amarelos, alguns verdes e infusões.
- Chás oolongs: Jade Oolong, Tie Kuan Yin
- Chás brancos: Pai Mutan
- Chás verdes: Genmaicha, Chun Mee, Lung Ching
- Chás amarelos: Yellow Maofeng
- Infusões: Hibiscos, Erva Príncipe
– Lanche da tarde
A escolha recai sobre chás pretos menos intensos que se conjuguem deliciosamente bem com alguns tipos de bolos – essencialmente de fruta ou de chocolate de leite -, scones, queijos, marmeladas. Oolongs a acompanhar frutos secos, mel, nozes ou tartes de fruta.
- Chás pretos: Darjeeling, Earl Grey, Yunnan
- Chás oolongs: Oriental Beauty, Tie Kuan Yin, Da Hong Pao oolong

– Noite
São aconselhadas infusões livres de cafeína, de preferência com propriedades drenantes, digestivas e ao mesmo tempo calmantes que proporcionem uma boa noite de sono.
Infusões: Rooibos, Camomila, Jasmim, Verbena, Lavanda, Erva cidreira