Por vezes arranjamos demasiadas desculpas para não nos mantermos em forma e em movimento. Mas, se pensarmos bem não necessitamos de muito para exercitar o corpo. Força de vontade é o suficiente. E, por isso, hoje trago-vos um treino de escadinhas que trabalha principalmente a zona do nosso glúteo e pernas, mas não só…
Sabia que subir escadas talvez seja dos exercícios mais completos?
Porque, não só, trabalhamos a zona dos nossos glúteos, mas também a nossa zona abdominal melhorando a nossa condição física.
Eu adoro treinos ao ar livre e ainda mais em escadarias, porque podemos subir de dois em dois degraus, subir em passo de corrida, subir ao pé cochicho ou saltar com os dois pés e agachar.
Está na hora de calçar as suas sapatilhas de treino, agarrar na sua garrafa de água para se hidratar e fazer este treino comigo e com a Fátima.
Treino de Escadinhas
1. Aquecimento – Saltar à corda (10 minutos)
Pode optar por caminhada lenta, corrida lenta ou saltar à corda. Faça aquilo que a sua condição física lhe permite e dê o seu melhor.
2. Subir de dois em dois degraus (4 séries de 15 repetições)
Começamos por subir as escadas de dois em dois degraus para acelerar o nosso batimento cardíaco e accionar os principais músculos que vamos trabalhar neste treino.
3. Subir ao pé cochinho (2 séries de 15 repetições para cada perna)
4. Subir em agachamento com salto degrau a dregau (4 séries de 15 repetições)
Execução do exercício: em pé, com os pés afastados e à largura dos ombros, sempre com o abdominal contraído e as costas direitas, saltar um degrau e agachar (inclinar ligeiramente o tronco à frente, colocando a bacia para trás, como se fosse sentar, flectindo os joelhos sem que eles ultrapassem a linha limite do pé). Repetir o movimento até completar todas as séries.
5. Afundo (4 séries de 15 repetições para cada perna)
Execução do exercício: em pé, com os pés posicionados à largura dos ombros, dê um passo em frente e flexione o joelho. Repita o movimento alternando cada perna. O importante é que joelho não deve ultrapassar a ponta do pé, de forma a evitar lesões.
Dica importante: Para a realização de qualquer um destes exercícios, assim como qualquer outro exercício, é importante poder contar com um profissional da área de actividade física para evitarmos lesões não desejadas.