Tratamento de Stress

Carla Rosa // Dezembro 12, 2016
Partilhar

No texto anterior falei-vos do stress e do que ele pode provocar no nosso corpo. Agora vou falar-vos como é que a Osteopatia pode ajudar.

Normalmente quando um paciente vai a uma consulta de Osteopatia, não se queixa que está com stress, mas sim, e sem saber, queixa-se de sintomas que são uma resposta do corpo ao stress. Podem ser dores na dorsal alta (na parte de cima das costas), pressão na occipital (nuca), dores de cabeça, insónias, dormência nos membros superiores, tonturas, cefaleias, pressão arterial alta, irritabilidade, entre outros.

Cada pessoa tem a sua resposta ao stress, por isso é importante que não se identifique com ninguém, pois o seu corpo vai dar uma resposta diferente. Cada organismo tem o seu tempo de resposta e o stress afeta muitos sistemas e dá sintomas diferentes a cada paciente. A uma pessoa pode dar sintomas no estômago, a outra no coração, nos intestinos, problemas de pele, respiração, sudorese, circulação e a outros afeta a parte psicológica. Estes são apenas alguns dos sintomas. Se for mais a parte psicológica, convém ter a ajuda de um psicólogo ou de alguém na área do desenvolvimento pessoal, que ajude a ir à origem e assim complementar para uma recuperação mais eficiente.

Quando um paciente chega ao consultório é importante fazer uma boa avaliação para perceber quais os sistemas que estão mais afetados.
Pessoas que sofrem de stress têm o organismo a trabalhar com o sistema nervoso periférico com hiperirritabilidade, o que faz com que qualquer estímulo ao corpo vai provocar uma reação exacerbada, por isso temos que inibir, ou seja, diminuir a ação dos sistemas: nervoso, sanguíneo, respiratório e músculo-esquelético.
Como osteopata estou consciente de todas as possíveis causas do stress, mas no meu trabalho estou atenta ao aspeto físico e fisiológico do corpo.

Neste campo vamos ter alterações, por isso vou fazer um tratamento que crie um equilíbrio entre o Sistema Nervoso, o Sistema Circulatório, o Sistema respiratório e o músculo-esquelético.

O Stress afeta sempre a circulação porque reduz a circulação periférica e a circulação Gastrointestinal. Por isso no meu trabalho, vou tentar abrir a circulação no campo periférico para criar um equilíbrio entre circulação central e periférica, superficial e profunda porque como já disse a resposta ao stress cria uma hiperirritabilidade na parte do Sistema Nervoso Simpático e parte do Sistema Nervoso Autónomo. Esta é a razão pela qual tenho mesmo de reduzir essa hiperirritabilidade para restabelecer o equilíbrio entre o Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parasimpático.

No Sistema Respiratório, a resposta ao Stress faz com que a respiração se altere, fique mais acelerada e por isso mais superficial sem usar o Diafragma, usando toda a musculatura acessória da respiração. Isto faz com que tenhamos que inibir todas as estruturas que estão a trabalhar em demasia, abrir a caixa torácica e estimular a respiração diafragmática.

No Sistema músculo-esquelético temos também que inibir, ou seja, relaxar o tecido mole, que vai ajudar a reduzir a circulação, ajudando ao relaxamento.

Uma pessoa que apresente como um dos sintomas, excesso de suores nas mãos e pés, temos que inibir nas mãos trabalhando a zona Dorsal e nos Pés trabalhando a zona lombar.

Se o Stress atacar mais a parte Psíquica, normalmente são pessoas que estão sempre a respirar fundo e muito aceleradas, ou que parece que estão perdidas no tempo e muito paradas, sem ação. A Osteopatia ajuda a restabelecer toda esta parte física e fisiológica, mas é preciso, como já disse atrás, uma ajuda a nível psicológico, dependendo da causa que está a causar o stress.

Por isso tenha muita atenção e procure um especialista assim que sentir alguns destes sintomas de que falei e melhor ainda procurem mesmo antes dos sintomas surgirem, porque se prevenirem não chega a aparecer a doença.

O segredo está na prevenção.

Carla Rosa

carlarosaosteopata@gmail.com

https://www.facebook.com/carlarosaosteopata/?fref=ts

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais