4 Dicas para dominar o teletrabalho

Cassiana Tavares // Fevereiro 19, 2021
Partilhar
Trabalho
Trabalho

Quem diria que a casa voltaria a ser tudo em 2021: lar, escritório, escola, ginásio, sala de cinema, enfermaria… A vida toda em meia dúzia de divisões. Ter sucesso no trabalho a partir de casa é uma prioridade para si? Então, este artigo é para si.

4 Dicas para dominar o teletrabalho:

1. Esclareça qual é o seu trabalho. 

– Defina quais são os objetivos e as tarefas que tem de atingir e realizar

É preciso rever com a sua liderança quais são os objetivos/tarefas que tem de atingir/realizar. Mudar o trabalho para casa não é transferir o computador do escritório, porque, na verdade, estamos organizados para o presencial. Por isso, esclareçam, neste registo, que objetivos/tarefas tem de atingir/realizar? E como é que isso será medido? Muitas pessoas ficam inseguras e os próprios líderes podem desconfiar do empenho dos trabalhadores. Vamos, então, medir objetivos diários, semanais? Vamos medir o número de chamadas recebidas/feitas? Isto para deixar alguns exemplos.

– Estabeleça uma dinâmica de equipa

Depois, estabeleçam uma dinâmica de equipa: reuniões de equipa, tempo para para apoiar os colegas/liderança e tempo para tarefas individuais (pesquisas, relatórios, emails, telefonemas). Definir a dinâmica da equipa promove o bom ambiente, a produção, dá segurança e oferece recursos. Se cada um trabalha no seu horário, quando precisam uns dos outros, facilmente se começam a fazer interpretações: «quando ligo não atende»; «ninguém nos ajuda»; «em casa é impossível»; «ninguém faz nada». Ora, se a sua empresa não teve essa iniciativa, quero encorajá-la/o a conversar com a sua liderança/equipa e sugerir que estabeleçam uma dinâmica. Se não houver abertura, pode informar os colegas da forma como está a organizar-se e sugerir que possam pedir ajuda numa hora específica. Claro que isto está relacionado com o próximo ponto.

– Clarifique o seu horário

As profissões com maior potencial para o teletrabalho são aquelas em que há mais autonomia para decidir o que fazer, como e quando. Quando assim é, basicamente, fazemos o horário que queremos, desde que os resultados apareçam

Da minha pesquisa para escrever “A Bíblia da Carreira”, descobri que a autonomia é o fator crítico para podemos estar ou não em teletrabalho. Porém, com a pandemia, com ou sem autonomia, há muitas pessoas com trabalhos pouco flexíveis em teletrabalho. Pode ser o seu caso se, por exemplo, é administrativa/o, se trabalha num call center ou se é engenheira/o e presta suporte. Nestes casos, tem de trabalhar num horário específico e isso tem de ser claro para si e para a sua empresa. Esta definição vai protegê-la/o de misturar o privado com o pessoal e de se sentir esgotado.

Tudo isto, para quem é pai ou mãe, assume contornos importantíssimos, porque terá de conciliar com o trabalho a responsabilidade dos filhos. Dependendo da idade dos seus filhos, pode ter de antecipar com a sua equipa tarefas impossíveis. Por exemplo, reuniões num certo horário ou com um cliente muito importante, podem ter de ser passadas a um colega. Tudo nos parece impossível até acontecer e nesta fase o suporte entre colegas e o apoio da liderança são fundamentais para viver o momento com sucesso.

2. Prepare e mantenha um espaço de trabalho ergonómico. 

O seu espaço deve estar adaptado ao que precisa para fazer o seu trabalho com sucesso e sentir-se bem. Estar num sítio de trabalho adequado afeta positivamente a nossa perceção do teletrabalho e, consequentemente, o nosso potencial para executar bem. Fico sempre surpreendida com o poder das coisas pequenas: a mesa, a cadeira e o ecrã à altura certa; a temperatura adequada; o ruído no nível ideal (pode usar tampões se os miúdos fizerem muito barulho e o seu cônjuge estiver disponível para eles). Se há várias pessoas em teletrabalho e escola, há que organizar bem o espaço para todos se sentirem confortáveis. Isto é um fator de proteção para a sua saúde.

3. Fique ligada/o à sua equipa de trabalho. 

O seu grupo de trabalho é uma fonte de conhecimento e de apoio que quer manter perto de si. Especialmente em tempos de grande incerteza. Como tomar decisões? Como aprender com a experiência dos outros? Como resolver mais depressa um problema, que, se calhar, até o seu colega já resolveu? Precisamos de espaços para falar de coisas muito concretas, como reuniões, canais do Teams, grupos do WhatsApp, etc.. Precisamos de nos focar em coisas concretas que estamos a tentar resolver e sobre as quais temos de tomar decisões. Esta é a melhor forma de podermos aprender, partilharmos o que sentimos e de termos também mais segurança para tomar decisões.

4. Mantenha rotinas certas. 

Nós funcionamos com regras constantes, como o horário de levantar e deitar, a hora das refeições, o tempo de atividade física e o tempo de descansar. Estas regras ajudam o nosso corpo a regular-se e a ter energia e a querer dormir na altura certa. Em casa, com menos luz de sol e menos atividade, podemos ficar desorganizada/os e ter até insónias – queixa muito comum em 2020. Ora, as regras constantes, apanhar luz do sol e evitar a luz dos ecrãs à noite são um seguro de saúde em tempo de teletrabalho.

Faça o trabalho em casa funcionar para si!

Estas são dicas essenciais para estabelecer os fundamentos do trabalho a partir de casa. Para mais informações relevantes pode sempre consultar a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais