Já se sabe que a menstruação é algo que a mulher tem de aprender a gerir durante toda a sua vida fértil. E, se já há vários métodos contracetivos que permitem não ter o período, a grande maioria das mulheres sabe que mensalmente tem de contar com alguns dias de hemorragias. Há várias opções para estes dias, que dependem da preferência da mulher e eventuais alergias.
Pensos higiénicos e tampões
Os estudos que comparam tampões e pensos mostram que são ambos igualmente seguros.
Os pensos higiénicos são produtos absorventes de proteção externa feminina, podendo ser usados desde o primeiro período. São colocados na parte interna da roupa interior, onde se fixam devido a uma banda autocolante. Também existem opções com abas, para melhor aderência. Durante o dia, devem ser mudados, pelo menos, de 4 em 4 horas, dependendo do fluxo.
Quanto aos tampões, são produtos de proteção feminina interna – são inseridos no interior da vagina. Um tampão tem a forma de tubo e é constituído por material absorvente e por um fio, que o permite retirar. Para a sua inserção pode ser usado um aplicador, que permite que a mulher não toque no tampão com a mão e facilita a colocação. Estes devem ser trocados no máximo de quatro em quatro horas. No entanto, parecem seguros por um período máximo de 8 horas, sendo que podem ser utilizados durante a noite. Quem ainda não iniciou a vida sexual pode usar os tampões mais pequenos.
E, o copo menstrual?
É uma alternativa aos pensos e tampões, sendo a opção mais ecológica e económica, uma vez que a maioria dos copos menstruais dura cerca de 10 anos.
Trata-se de um recipiente, em forma de cone, que é introduzido na vagina durante a menstruação e serve de coletor do sangue. É feito de silicone e existe em vários tamanhos (dependendo se já se tem filhos, do peso e outras variáveis).
É mais fácil introduzi-lo ainda fechado, em forma de “C”, na parte inferior da vagina, e rodá-lo, para se certificar se ficou bem encaixado.Nas primeiras utilizações aconselha-se o uso simultâneo de um penso higiénico, porque pode haver pequenas perdas devido à falta de experiência.
É bastante cómodo e prático. Só precisa ser trocado 8 a 12 horas depois. Sempre que é retirado, deve ser lavado em água corrente e sabão, e seco antes de o voltar a colocar, o que nem sempre é fácil nas casas de banho públicas. Sendo que, assim como é aconselhável na primeira utilização, entre ciclos menstruais o copo menstrual deve ser fervido em água, para eliminar eventuais bactérias.
É uma excelente opção para quem faz alergia a pensos e tampões, e para além disso mantém a humidade natural da vagina, minimizando irritações.
Mais informações sobre este tema e outros acerca da saúde da mulher no “O Livro da Mulher”.
Nota: Fotografia por Verónica Silva.