TECNOLOGIA QUE EVITA PICADAS
Neste post venho falar-vos de inovação ao serviço da saúde e do bem-estar. Não se trata de um gadget, mas quase… e não se trata de publicidade. Simplesmente, penso que é um sistema verdadeiramente inovador e verdadeiramente vantajoso para quem o utilizar.
Nos últimos anos temos assistido a um grande investimento por parte da indústria farmacêutica para encontrar formas de tratamento que sejam mais eficazes, eficientes e cómodas para os doentes. Se por um lado a adesão à terapêutica é de extrema importância para o sucesso de qualquer tratamento, também a forma como se controla uma doença crónica se torna fundamental para o bem-estar dos doentes.
A diabetes é um desses casos. Para controlar os níveis de insulina, até agora um doente de diabetes tipo 2, ou seja, insulinodependente, tinha de se picar várias vezes ao dia para medir os níveis de glicose. Um martírio constante, especialmente no caso das crianças e que pode ser falível. Para além do sacrifício das picadas contantes, a ansiedade dos pais e parentes é enorme, até porque o estigma social é também muito elevado.
Pela mão do Abbott, existe agora um sistema altamente inovador de medição e controlo da glicose, chamado FreeStyle Libre. Consiste num leitor que é fixado na pele, com um sensor, que permite que os diabéticos não tenham de se picar diariamente para controlar os seus níveis de glicose. É um leitor que se coloca no braço, tem a duração de duas semanas e através desta tecnologia basta passar um smartphone com a aplicação pelo leitor e em menos de um segundo o doente vê como estão os seus níveis de glicose, grava o histórico e até antecipa tendências. Pode vê-lo no telemóvel ou no próprio leitor e pode até partilhar a medição com o seu médico. É um grande avanço tecnológico ao serviço dos doentes.
O vídeo explica um pouco melhor…