Os “novos” superalimentos
“Estes alimentos são uma excelente opção para todos aqueles que praticam um estilo de vida saudável e querem preservar a saúde e prevenir a doença.”
Quem não ouviu falar de superalimentos nos últimos tempos? Mas afinal o que são e para que servem?
Continua, e ainda bem, a crescer o número de pessoas que investe numa alimentação saudável. E se antes o objectivo era investir na alimentação para ter um corpo escultural, agora as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde. Por isso, optam por se informar melhor sobre quais são os alimentos que podem trazer mais benefícios para a saúde e assim trazer mais qualidade de vida.
Superalimento ou alimentos com alto valor biológico são termos utilizados para descrever alimentos que, para um determinado valor energético, apresentam uma concentração elevada de nutrientes essenciais, enzimas ou antioxidantes, com elevados benefícios para a saúde.
De uma forma geral, são de origem natural, inteiros e contêm altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes. Portanto, a incorporação destes alimentos na nossa alimentação diária melhora de um modo geral a saúde física.
Apesar de o termo ‘superalimento’ agora estar na moda e até secalhar a ser usado demasiadas vezes, é verdade quando é usado para falar de alguns alimentos e da sua riqueza nutricional. Estes alimentos são uma excelente opção para todos aqueles que praticam um estilo de vida saudável e querem preservar a saúde e prevenir a doença.
Como Nutricionista, não posso deixar de chamar a vossa atenção para que é verdade que estes alimentos tem várias vantagens, mas é difícil atribuir a um único alimento o poder de gerar tantos benefícios. Eles são nutricionalmente vantajosos mas como eu digo sempre para ter uma alimentação saudável é preciso ter um cardápio variado, rico em alimentos frescos e pobre em alimentos processados.
O problema é que ainda há poucos estudos que nos digam em que quantidades é que devemos consumir estes alimentos para conseguirmos aproveitar todos os seus benefícios.
De qualquer das maneiras, não temos dúvida que são boas fontes de antioxidantes, que combatem a produção de radicais livres em excesso no organismo e, consequentemente, evitam o envelhecimento precoce das células.
No próximo artigo vou-vos falar sobre quais são e para que servem alguns destes superalimentos.
Não deixe para amanhã aquilo que a sua saúde agradece que comece hoje. O desafio é ficarmos todos mais saudáveis!
Maria Santana Lopes
https://www.facebook.com/Maria-Santana-Lopes-Nutricionista
https://www.instagram.com/nutricionista_maria_s_l_/