Sortelha

Margarida Martins // Março 8, 2017
Partilhar

O flagelo do menosprezo da região centro do país é um assunto que está constantemente na ordem do dia e com o qual me deparo diariamente, uma vez que me mudei recentemente para esta zona. No entanto, e contra a convicção de muita gente – e, contra mim própria falo, porque também eu pensava assim-, o interior tem muito para oferecer, muito mais do que se está à espera.

Uma das mais recentes e melhores surpresas foi a aldeia de Sortelha, no Concelho do Sabugal.

Numa tarde em que não apetecia ficar em casa sem nada para fazer, decidi arriscar a conhecer algo por perto. Posto isto, acabei por chegar à Sortelha. Esta aldeia, dotada de uma carga histórica inacreditável, fazia parte de uma linha defensiva de castelos fronteiriços na época medieval.

À chegada, depois de atravessarmos a porta gótica de entrada, e passarmos, antes disso, pelo pelourinho, penetramos finalmente no coração desta povoação que mantém quase inalteradas as marcas do passado. Tudo é pequeno, circundado por muralhas e portas, as casas têm quase todas não mais que um piso, há muitos gatos passeando tranquilamente pelas ruas estreitas e pelos terraços das habitações em granito. Viemos num domingo e, pelo menos hoje, não se vê vivalma, exceto alguns visitantes e poucos habitantes e donos de cafezinhos escondidos por entre os quelhos. Aqui, nesta aldeia no centro das montanhas, a paisagem ampla é de cortar a respiração e está totalmente de acordo com a arquitetura deste povoado. Não há discrepâncias, tudo faz sentido.

Na passagem por este destino não pode faltar a descoberta da “cabeça da Velha”, uma rocha talhada pela chuva e pelo vento que ficou conhecida pelo seu formato, o castelo que foi classificado como monumento nacional em 1910, a casa com a janela manuelina, a calçada medieval, entre tantas outras marcas históricas que não se devem desvendar já.

Sortelha oferece todos os motivos e mais alguns para uma visita, num dia soalheiro, adequada para toda a família. Visite este pequeno segredo de Portugal cheio de história e verá que não se vai arrepender!

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais