Na agitação da semana, na correria do dia-a- dia, na ânsia de uns dias de descanso, habituámos-nos a desejar que a sexta-feira chegue depressa. No entanto, quando o dia 13 calha a uma sexta-feira, para alguns tudo muda de figura. Isto porque popularmente a sexta-feira 13 é associada a um dia de azar. E, hoje é sexta-feira 13. Se me perguntarem se para mim é um dia de azar, respondo não. Para mim, não é.
Desde há muito tempo que o número 13 tem sido mal interpretado
Na numerologia é considerado um número irregular, um sinal de infortúnio. E, vem logo depois do 12, que é considerado completo. Por exemplo, são 12 os meses de um ano e 12 as constelações do Zodíaco. Há também referências religiosas que nos remetem para situações que geram desconfiança em volta do número 13. E, talvez por isso, se muitos associam o 13 a pouca sorte, outros encaram-no de forma totalmente oposta. Para mim, confesso que é só mais um número. Assim, como a sexta-feira 13 é só mais um dia da semana. Afinal, como poderia o número 13 ser um dia de pouca sorte quando é o dia de Nossa Senhora de Fátima? Como poderia eu, que nasci a 13 de Maio, às 13h, considerar este dia como um dia menos bom?
Sei que se acreditarmos que o 13 dá sorte, ele traz-nos isso mesmo: sorte. Da mesma maneira que se acreditarmos no contrário, ele nos trará azar. Não por ser um número mágico ou negativo, mas porque se calhar vamos andar mais nervosos, mais ansiosos e tudo nos vai correr de forma diferente da que projectámos. E aí… fica fácil culpar o dia.
As coisas só têm a importância que lhes quisermos dar
Existem mesmo pessoas que, por exemplo, não se sentam à mesa se estiverem presentes 13 pessoas. E, outras que se recusam casar a uma sexta-feira 13. Uma grande amiga minha casou-se a uma sexta-feira 13 e curiosamente, o dia estava disponível precisamente por ser… sexta-feira 13. Quantos hotéis não têm um 13.º piso e quantos restaurantes optam por não ter uma 13.ª mesa? Há mesmo quem vá viajar de avião e peça, especificamente, para não se sentar no lugar 13. Eu respeito as superstições de cada um. Mas, para mim, como tudo na vida, as coisas só têm a importância que lhes quisermos dar. E, os números não são excepção. Por isso, se o 13 tiver de nos dar alguma coisa, que nos dê sorte, saúde e muito amor.