Após um dia de trabalho, Sofia Pinto Luz, Imunoalergologista, transforma-se na “Senhora Alergia”, divulgando diariamente informação com o objetivo de ajudar as famílias afetadas por alergias alimentares.
Mãe de cinco filhos, Sofia Pinto Luz deparou-se com o “mundo das alergias alimentares” quando um dos seus filhos foi diagnosticado com uma alergia grave ao ovo. Foi quando essa coincidência lhe bateu à porta que esta Imunoalergologista decidiu criar a “Senhora Alergia”, uma plataforma online onde, juntamente com Marta Castelão Costa, uma amiga que tem dois filhos com alergias alimentares graves, partilha diariamente informações relevantes para famílias que são afetadas por esta condição.
Há muito que Sofia e Marta tinham-se apercebido que “os pais de alérgicos, têm sempre uma coisa em comum, que é a dificuldade em fazer com que os outros valorizem a alergia alimentar, porque ainda existe uma confusão muito grande entre o que é ser intolerante a um alimento e ser alérgico a um alimento, que é o mesmo que confundir uma indisposição com um risco de morte”.
O tema Alergia Alimentar passou a ser central em ambos os lados da vida de Sofia Pinto Luz.
“Vivo o meu dia a dia de médica especialista em alergias, lidando com todas as dúvidas e preocupações dos pais de crianças com alergias alimentares e depois vivo o problema em minha casa, e isso fez de mim uma pessoa mais dedicada a este assunto, sinto-me capaz de dar informações extra aos doentes, como por exemplo: marcas de produtos, como lidar no dia a dia com as escolas ou com os restaurantes, e entendo perfeitamente o ansiedade diária que estas famílias têm”, explica.
O mundo de conteúdos na Internet, tanto ajuda a informar como a confundir, pois muita desta informação não tem qualquer tipo de validação ou base científica. São necessárias plataformas online tal como a “Senhora Alergia”, escrita por uma médica especialista.
A Senhora Alergia fez 5 anos em Dezembro de 2023, tem sido fantástico poder ajudar tantas famílias e perceber que as pessoas estavam sedentas de ter um sítio onde pudessem encontrar informação credível.”
Sofia Pinto Luz
E se no início as autoras pensavam que a plataforma seria “mais dirigida a doentes e familiares”, rapidamente perceberam que o alcance seria muito maior. Incluindo na comunidade médica, com “vários pediatras, alergologistas e médicos de Medicina Geral e Familiar que já vão passando a mensagem e dizem aos doentes que a plataforma tem informação segura e que devem informar-se ali”.
Um desses médicos chegou mesmo a contactar Sofia Pinto Luz para partilhar uma história comovente: “Não a conheço, mas queria agradecer-lhe a sua nova plataforma e partilhar a história de uma criança que sigo e que não lidava nada bem com o problema da alergia, tinha vergonha, não queria andar com a medicação e isolava-se. Depois de ver o vídeo do seu filho a explicar descontraidamente como usar a caneta de injeção de adrenalina parece que interiorizou que havia outras crianças com o seu problema e que era possível encará-lo de outra forma, que foi o que passou a fazer”.
A ideia é mostrar a doentes e familiares que é possível viver vidas normais, sem necessidade de isolamento, desde que se esteja bem informado para garantir sempre a segurança necessária.
Quando chega a hora de deixar um filho com alergia alimentar grave na escola ou quando o mesmo vai fazer uma refeição num restaurante, é um desafio garantir que todos percebem que não basta não ingerir o alergénico, é preciso ter a certeza de que qualquer alimento ingerido não esteve em contacto com o alergénico.
A “Senhora Alergia” defende que os professores nas escolas deviam receber formação sobre este tema. Dessa forma, e percebendo essa enorme lacuna em Portugal, a Dra. Sofia Pinto Luz faz formações em Alergias Alimentares nas escolas e restaurantes por todo o país, a título gratuito.
Pulseiras solidárias “Alergia pela positiva”!
Esta é a campanha mais recente da plataforma “Senhora Alergia” que se estende até dia 31 de Janeiro. De acordo com Sofia Pinto Luz: “As pulseiras com a frase #alergiapelapositiva lançam a mensagem que tentamos sempre passar: transformar uma limitação numa mensagem positiva!”.
O lucro da venda dos packs de pulseiras das 4 cores (5 euros) reverte na totalidade a favor da Cercica – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais. Quem estiver interessado em ajudar esta associação e a divulgar a Alergia Alimentar basta enviar uma mensagem privada pelo Instagram ou Facebook da Senhora Alergia.