Retribuir Saúde

Retribuir Saúde // Março 26, 2020
Partilhar

Era Sábado, dia 14 de Março, e estava em casa, em quarentena voluntária, por respeito a mim e aos outros, quando li um texto que referia a possibilidade de, num momento de pico do Covid-19, os Profissionais de Saúde poderem chegar mesmo a um esgotamento (break down).

Isso foi para mim uma “chapada de luva branca”. Perceber que aqueles que chamamos (e bem!) de heróis são também seres humanos como nós. Que também têm direito a sentir stress, ansiedade, medo, cansaço… E que, sim, estava a “fazer a minha parte” em ficar em casa, mas senti que era “pouco”, que não era suficiente e queria contribuir para aqueles que tudo fazem por nós. Como diz a inspiradora Rute Caldeira, cumprimos o nosso Dharma é cumprirmos a nossa missão e, acima de tudo, contribuímos também para o todo. E, assim, nasceu o “Retribuir Saúde”!

Como nasceu o projecto “Retribuir Saúde”?

Primeiro era só eu e algumas pessoas da área, que já conhecia, mas rapidamente o projecto começou a ganhar uma grande escala. As pessoas gostaram tanto da ideia que não só se juntaram como voluntários, como partilharam com mais pessoas e, felizmente, em apenas três dias já tínhamos mais de 200 inscrições. Afinal, também é em alturas como esta que o melhor das pessoas vem ao de cima. Ao dia de hoje somos uma equipa e que equipa!

E, o que é afinal o “Retribuir Saúde”?

É um projecto que reúne Psicólogos, Terapeutas e Coaches que querem retribuir o esforço dos profissionais de saúde que estão na linha da frente na resposta ao Covid-19.

Este grupo de voluntários oferece consultas de psicologia, sessões de terapias várias e sessões de coaching, gratuitas e online, exclusivamente, aos profissionais de saúde no terreno. Falamos de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares, bombeiros, técnicos de ambulância, entre outros… Todos aqueles que estão a ser o nosso pilar, a combater esta pandemia sem igual e que, por essa razão, sentem, diariamente (e com tendência a piorar) uma tensão, um stress e um cansaço enormes. Homens e mulheres cujas famílias estão, neste momento, em segundo plano!

Qual a missão do “Retribuir Saúde”?

O nosso grande objectivo é que os profissionais de saúde se sintam acompanhados e que saibam que estamos aqui nesta missão de retribuir! Este projecto é para eles e são eles a nossa prioridade.

Como usufruir do projecto “Retribuir Saúde”?

Para usufruírem deste movimento solidário, o procedimento é simples:

  • Aceder ao nosso site;
  • Consultar a lista dos voluntários, na área “Marcações”;
  • Escolher quem poderá responder de forma mais adequada às necessidades sentidas, visto que existem diferenças entre as especialidades oferecidas;
  • Entrar directamente em contacto com o profissional escolhido e agendar dia/hora para a consulta/sessão online.

Criámos também um grupo de partilha no Facebook, para facilitar a interação entre os voluntários e os profissionais de saúde, sendo, este, mais um possível ponto de contacto. O que esperamos é que disponham de vários meios para chegar até nós, de forma simples e rápida, para que, em qualquer momento, exista alguém a escutá-los deste lado. 

Para além de contar com um total estado de presença dos voluntários, uma escuta ativa e apoio, para quem quiser, iremos ainda disponibilizar no Facebook algumas técnicas simples de respiração, meditações e outros exercícios que poderão contribuir positivamente para o estado de espírito, mental e psíquico dos profissionais de saúde.

A grande prioridade é chegar até aos Profissionais de Saúde.

De coração cheio ao sentir esta onda de solidariedade, é enorme a gratidão que sentimos e, neste moment,o as inscrições de voluntários estão em suspenso. O grande objectivo e a grande prioridade é chegar até aos Profissionais de Saúde, para que eles saibam que estamos aqui por e para eles. Queremos retribuir, queremos apoiar neste momento desafiante e queremos que saibam que não estão sozinhos nesta batalha que é de todos nós! Assim, para quem quiser colaborar, agradecemos que façam chegar este projecto ao máximo de profissionais de saúde, que estejam a viver uma constante tensão e pressão, e a trabalhar muito mais horas.

Para além da ajuda que vamos prestar a estes profissionais de saúde, quem sabe se poderemos fazer nascer um novo paradigma: ver cair as fronteiras entre as pessoas da área do bem-estar, professores de meditação, terapeutas, coaches, psicólogos, médicos, enfermeiros… Sim, há grandes diferenças entre todas estas diferentes áreas, mas todas se podem unir. Pois, o verdadeiro “bem-estar” existe quando todas estas disciplinas se complementam entre si.

Somos parte de um todo e acreditamos que juntos somos mais fortes!

Catarina Ferreira da Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais