Setembro é sempre um mês de gastos adicionais para quem tem filhos na escola. O regresso às aulas deve ser planeado com a devida antecedência para que tudo corra bem e não aconteçam imprevistos desagradáveis. E, com escolhas acertadas, pode poupar dinheiro e ainda ajudar o ambiente.
Planear o regresso às aulas é sempre uma boa altura para envolver as crianças nas decisões da família. Esta aprendizagem da gestão das finanças no dia-a-dia é muito importante, por isso pode e deve mostrar aos seus filhos a importância de estarmos atentos ao nosso dinheiro para o sabermos gastar da melhor forma. E, o regresso às aulas é um excelente exemplo, pois implica fazer uma gestão mais eficaz da nossa carteira para não gastarmos mais do que o previsto e necessário.
6 Dicas para poupar no regresso às aulas:
Deixo aqui algumas dicas para que possa poupar na compra de material escolar:
1. Marca branca
Nas grandes superfícies existem muitas marcas brancas que nos permitem poupar alguns euros, pois têm preços bem mais competitivos que outras marcas e que, para a grande maioria das crianças, serve perfeitamente.
2. Reutilize material que já não usa
Muitas são as vezes que, com famílias numerosas, podemos e devemos aproveitar de umas crianças para as outras o material escolar. Assim, além de estarmos a dar o aproveitamento devido, ainda incentivamos as crianças a preservar o material escolar para que este possa passar de geração para geração.
Para quem não tem uma família numerosa, pode sempre pedir emprestado a familiares ou amigos, porque ajuda, e muito, a poupar na carteira e o ambiente.
3. Comprar em segunda mão
Comprar em segunda mão pode fazer sentido porque existem inúmeras opções interessantes no mercado. Só tem de estar atenta/o. Pode procurar, por exemplo, no Custo Justo, no OLX, etc..
Não se esqueça que uma das coisas mais importantes que deve ter em consideração é a qualidade, porque normalmente pode existir um desgaste que é próprio, mas que deve avaliar se compensa o valor que vai poupar.
4. Compare preços
É sempre bom saber o que vai gastar e ter uma lista detalhada do material que vai realmente precisar. Também é sempre necessária uma análise do que tem em casa, pois pode ter material do ano passado que ainda pode utilizar para este ano e, desta forma, está a fazer uma boa gestão e ao mesmo tempo a organizar as despesas.
Pode também comparar os preços online pelas várias superfícies comerciais ou outras lojas que considere como opção, para que a sua decisão seja bem tomada.
5. Cupões
Aproveite os cupões com as promoções que são características nesta altura do ano, onde pode sempre descontar e, desta forma, é mais uma ajuda para poupar no material escolar e também nos livros escolares.
6. Fatura com NIF da criança
É importante que na compra do material ou livros escolares, coloque o NIF da criança e, caso opte pelas compras nas grandes superfícies, que diferencie estas com pagamentos diferentes das suas compras habituais, de forma a ficar corretamente identificado no IRS.
Dica adicional: No caso da compra de material escolar, para poder ser deduzido como despesa de educação no IRS, é aconselhável que a compra seja feita por exemplo, nas livrarias das escolas, por causa do IVA.
Planear as finanças ajuda a que o regresso às aulas seja tranquilo.
Se planear este mês com algum tempo de antecedência conseguirá ter as suas despesas bem organizadas, pois um orçamento bem gerido estará adaptado a estas despesas adicionais características do regresso às aulas.