Já ouviu falar em bookbloggers? E em booktubers? Conhece algum bookstagrammer? Então e booktoker? Será que booktwitter é mais familiar? Estes termos ingleses mais não fazem do que designar pessoas que dedicam as suas páginas de redes sociais a promover a literatura. Book = livro + o nome da rede social + conjugação pronominal.
Os primeiros a surgir foram os bookbloggers, pessoas com blogues inteiramente dedicados aos livros. O resto é fácil de adivinhar. Um booktuber tem um canal no YouTube, um bookstagrammer tem uma página no Instagram, um booktoker tem um canal no TikTok, um booktwitter uma página no Twitter. E assim em diante.
É a aliança perfeita entre redes sociais e literatura!
Este fenómeno, que começou no estrangeiro mas rapidamente chegou a Portugal, democratiza o acesso à leitura, aproxima livros e leitores, apresenta novos escritores, promove conversas que vão mais além da simples leitura, englobando todo o tipo de assuntos fraturantes abordados nos livros.
Os livros nas redes sociais promovem a leitura!
A literatura, e em particular os escritores, os livros, os leitores e as experiências de leitura, deixam de ser vistos como algo elitista e inalcançável e passam a ser vistos como aquilo que realmente são: uma experiência criativa extremamente enriquecedora realizada por pessoas comuns que se dedicam à sua paixão: escrever e ler.
Encarar os livros e a leitura como algo ao alcance de qualquer um e considerar os escritores e os leitores como pessoas como nós transmite a ideia de que qualquer pessoa pode escrever e ler.
Ao democratizarem o acesso à escrita e à leitura, estas páginas promovem a leitura e o surgimento de novos escritores e leitores, num efeito bola de neve extremamente enriquecedor.
Em Portugal, há várias páginas de redes sociais que se destinam à promoção da literatura.
Segue uma lista de algumas páginas que se dedicam ao público infantojuvenil.
No Instagram, a Helena Magalhães e o seu H.M. Book Gang é o maior caso de sucesso! Criou um clube do livro para promover os seus livros e esse clube do livro tornou-se no maior clube do livro português, tendo evoluído para uma curadoria de livros e livraria que permite à autora e ativista viver da sua paixão pela escrita e a leitura. Fala quase exclusivamente de livros escritos por mulheres e bastante sobre o género young adult, que tenta desmistificar no mercado editorial português.
A livraria Faz de Conto, da livreira Sofia, e a editora e livraria The Poets and Dragons Society, da livreira Elisabete, não se limitam a mostrar a capa e dizer que o livro está à venda. Não, não. Criam toda uma envolvência em redor da história, cativando o interesse dos seus leitores. Também a livraria Aqui há Gato, com a divertida livreira Rita, se destaca pelas suas maravilhosas horas do conto, dando vida às histórias presentes nos livros!
A Anastasia é a editora da Baduga Books e tem a página Russa Sobre Livros. Lá, equilibra partilhas especializadas sobre o mundo literário com partilhas da sua vida, mostrando o seu dia a dia em família a ler e a fazer as mais divertidas atividades para crianças. Já espreitou?
Já a Sílvia tem a página Bookaholicmum, onde apresenta diversas sugestões de livros para ler em família. Há lá coisa mais gira do que uma mãe viciada em livros?!
No Facebook, existe a página da Maria João Travassos – Mediação da Leitura, com bastantes sugestões de atividades relacionadas com os livros e a leitura.
No YouTube, existem vários canais com vídeos cativantes das leituras mais bonitas de todo o tipo de histórias infantis. Espreite especialmente o canal Contariar e o canal StoryTime with Miss Jo e vai ver que não se vai arrepender!
E poderíamos continuar a elencar incontáveis páginas que se dedicam ao amor pelos livros.
É caso para dizer: não é a tecnologia, é o que se consome através da tecnologia.
Torne a tecnologia na sua aliada no fomento da leitura. Em vez de proibir as redes sociais, use-as em seu favor.
Explore as contas destes bookbloggers, booktubers, bookstagrammer, booktoker, booktwitter, enfim!, e inspire-se nas suas sugestões de livros e atividades literárias para fazer já hoje em família.