O Dia de São Martinho é uma celebração que marca o Outono e a tradição manda que se celebre a data com um magusto.
Quem foi São Martinho?
Reza a história que São Martinho foi um militar, monge, bispo e santo católico. A lenda conta que, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal, numa altura de muito frio. Martinho encontrou no seu caminho um mendigo que lhe pediu uma esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma metade ao mendigo. E, de repente o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. E, assim surgiu o Verão de São Martinho.
A tradição do Dia de São Martinho, celebrado a 11 de Novembro, é assar as castanhas e beber vinho novo.
Mantemos as castanhas, como manda a tradição, mas vamos inovar a forma de celebrar. Ficam aqui duas sugestões que podem usar neste dia de celebração ou num outro dia outonal, tendo sempre por base uma alimentação consciente e natural, com incidência em produtos locais e sazonais.
Receitas para São Martinho:
Arroz com castanhas
As castanhas foram desprezadas durante muito tempo na cozinha portuguesa, mas voltam a estar na ordem do dia. São um alimento muito sazonal, estando disponível apenas no Outono, e muito rico em nutrientes. A sua composição é mais aproximada da dos cereais do que da dos frutos secos, família a que pertencem. Isto porque possuem uma grande quantidade de hidratos de carbono e pouca quantidade de gordura como não é característico das oleaginosas.
Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparação: 45 min
Rendimento: 2 a 4 pessoas
Ingredientes:
- 1 chávena de arroz integral;
- 1 chávena de castanhas piladas;
- 2 chávenas de água;
- Sal marinho integral.
Modo de preparação:
Lave e coloque o arroz numa panela. Adicione as castanhas, a água e uma pitada de sal. Tape a panela e deixe levantar fervura. Quando estiver a ferver reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 45 minutos, tapado. Se gostar do arroz mais macio acrescente mais água no início da cozedura e deixe cozinhar até estar seco. Pode, então, destapar e servir.
Dica: Para descascar as castanhas dê-lhes um corte e leve-as ao forno 10-15 minutos. Assim serão fáceis de descascar.
Seitan assado no forno com castanhas
O seitan assado no forno é sempre uma receita de aceitação geral. Se bem temperado muitas pessoas confundem com carne assada, até pela sua aparência, apesar dos meus esforços em esclarecer que é seitan. Já tive amigos a pedirem-me para lhes mostrar as embalagens vazias de seitan por não acreditarem no que dizia.
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparação: 55 min
Rendimento: 2 a 4 pessoas
Ingredientes:
- 1 pedaço de 250g Seitan;
- Shoyu q.b.;
- 1 colher de ervas aromáticas (ex. tomilho, orégãos, alecrim, ou mistura de ervas);
- azeite;
- 1 cebola grande;
- 1 pedaço de abóbora;
- Castanhas descascadas.
Modo de preparação:
Comece por cortar o seitan em fatias grossas e temperar com o shoyu, as ervas aromáticas e o azeite (pode também acrescentar umas gotas de sumo de limão). Deixe marinar durante 30 minutos.
Entretanto descasque a cebola e corte-a primeiro em quartos e depois esses quartos ao meio. Lave e corte a abóbora em pedaços de tamanho aproximado aos da cebola.
Coloque o seitan num tabuleiro de ir ao forno, disponha os legumes á sua volta, juntamente com as castanhas. Regue com um pouco de azeite, acrescente um pouco de água (aproximadamente 100ml) e leve ao forno a 180º C durante 45 minutos ou até os legumes ficarem macios. Durante a cozedura deve regar o seitan com o molho do assado, para evitar que este fique seco.
Bom São Martinho, com lume, castanhas e vinho!
Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente!