Pode perguntar-se… como é possível que o mesmo tratamento quiroprático, que resolve eficazmente as minhas dores nas costas, melhore também a minha saúde geral? A resposta é revelada quando observamos a relação entre a coluna vertebral e o sistema nervoso. Como já falámos anteriormente, o sistema nervoso é o controlador-mestre de todas as células vivas e órgãos. Orquestra e coordena todas as funções celulares. A coluna vertebral envolve o sistema nervoso (a espinal medula e as raízes dos nervos) e é responsável pela sua proteção.
Devido a esta relação íntima, os problemas bioquímicos e estruturais na coluna vertebral podem inflamar partes do sistema nervoso nela contido. Esta inflamação pode resultar dos bioquímicos inflamatórios nocivos, libertados durante a lesão nos tecidos ou pode resultar de pressão mecânica direta. Em qualquer dos casos, o funcionamento do sistema nervoso é negativamente influenciado, assim como o é também o funcionamento celular, os tecidos e os órgãos que são alimentados pelo(s) nervo(s) afetado(s). Os problemas resultantes dependem das células, tecidos e órgãos afetados, assim como da extensão do sistema nervoso comprometida.
Em suma, quando há uma alteração da informação transmitida entre o cérebro e o resto do corpo, vai haver uma alteração do funcionamento do organismo, comprometendo a saúde a vários níveis. Uma vez que os poderes inatos de recuperação do organismo são comprometidos por esta situação e integrados através do sistema nervoso, a correção das anomalias da coluna vertebral que afetam o sistema nervoso, pode levar a diversos resultados favoráveis. Isto em pacientes que sofrem de vários problemas de saúde, aparentemente não relacionados com a coluna vertebral.
A Quiroprática tem como objetivo a deteção e correção de disfunções na coluna, que podem afetar, não só o funcionamento mecânico da mesma como também o funcionamento geral do nosso corpo.
E a sua coluna já foi avaliada?
Em suma, quando há uma alteração da informação transmitida entre o cérebro e o resto do corpo, vai haver uma alteração do funcionamento do organismo, comprometendo a saúde a vários níveis.
Pedro Costa Figueira B.Sc. D.C.