Chegou o momento tão esperado: deseja engravidar. Mas será apenas uma questão de desfrutar e deixar a natureza seguir o seu curso? Ou existem passos importantes a considerar antes de dar este grande passo na vida?
Todas as pessoas que planeiam engravidar, mesmo as aparentemente saudáveis, beneficiam de uma consulta pré-concepcional com o seu médico de família ou ginecologista.
Esta consulta é uma oportunidade valiosa para refletir sobre como iniciar a jornada da gravidez com o pé direito.
Durante a consulta, o médico irá recolher informações detalhadas sobre a sua história médica, incluindo o histórico menstrual e de eventuais gravidezes anteriores. Além disso, será realizado um exame físico geral e ginecológico, e exames de rotina que possam estar em atraso, como a citologia para rastreio do cancro do colo do útero. Também pode ser pedido um conjunto de análises sanguíneas para identificar doenças comuns e infecções que possam afetar a gravidez.
Para quem tem doenças crónicas, como diabetes ou hipertensão, esta consulta é ainda mais crucial. Deve ser realizada em conjunto com especialistas na área para avaliar o controlo da doença e fazer ajustes à medicação, se necessário, para que a gravidez ocorra com menos complicações.
E quanto aos homens? Será que também deveriam considerar um acompanhamento pré-concepcional?
Embora a atenção esteja frequentemente voltada para a saúde da mulher, é cada vez mais reconhecido o impacto que a saúde do parceiro pode ter na fertilidade, no desenrolar da gravidez e no desenvolvimento do bebé. Os homens também podem desempenhar um papel fundamental no apoio a mudanças saudáveis no estilo de vida das companheiras durante a pré-concepção. Sim, porque planear uma gravidez pode servir como motivação adicional para fazer mudanças positivas na sua vida. Pergunte a si mesma:
Está a alimentar-se adequadamente? Está a praticar exercício físico de acordo com as suas necessidades? Tem cuidado da sua saúde mental?
Uma alimentação saudável durante a gravidez promove o crescimento e o desenvolvimento fetal, reduzindo a probabilidade de complicações para a mãe e o feto. É também importante iniciar na pré-concepção a suplementação com ácido fólico e iodo, conforme recomendado pela Direção-Geral da Saúde, para melhorar o desenvolvimento do bebé, a menos que haja contra-indicações específicas.
Considere fazer mudanças no seu estilo de vida, como parar de fumar, fazer atividade física, aproximar-se de um peso mais saudável e reduzir o consumo excessivo de cafeína. Além disso, compreender o ciclo menstrual e identificar o período fértil pode ser útil para aumentar as suas hipóteses de gravidez a cada mês.
Preparar-se para a gravidez é uma jornada emocionante e desafiadora.
Ao fazer esta reflexão pré-concepcional está a dar o primeiro passo no caminho de uma gravidez saudável e um melhor começo para o seu bebé.