A prática regular de exercício físico é uma componente indissociável de um estilo de vida saudável. Os benefícios são imensos a nível físico, emocional e social. Por outro lado, fazer exercício está na moda e entrou no quotidiano de muitos de nós. Este é um aspeto muito positivo. No entanto, é igualmente importante ter consciência de alguns cuidados a ter. De facto, o tipo e intensidade de exercício físico deve ser adaptado à condição física, doenças e idade de cada pessoa. Assim, a dor surge como um dos sinais que devemos monitorizar durante e após a prática de exercício físico.
Dores musculares após a prática de exercício físico
Todos reconhecemos o aparecimento de dores musculares após a prática de exercício físico, sobretudo, após algum tempo de inatividade ou quando aumentamos a carga/duração do exercício. Este tipo de dores são fisiológicas e surgem como resultado da produção aumentada de ácido láctico ou de micro-lesões das fibras musculares. Geralmente surgem nas primeiras 24-48 horas após o exercício e tendem a desaparecer nos primeiros dias após a prática. Esta é uma dor que tende a diminuir de intensidade com a prática regular de exercício.
Como podemos prevenir as dores musculares?
- Realização de exercícios de aquecimento adequados;
- Boa hidratação;
- Alongamentos no final da prática de exercício físico;
- Prática regular de exercício.
Como podemos tratar?
- Repouso;
- Aplicação de gelo/calor;
- Fazer massagens;
- Alimentação saudável;
- Hidratação abundante.
Quando a dor é um sinal de alarme
O aparecimento de uma dor aguda e latejante durante e/ou após a realização de exercício de intensidade moderada a grave, que não alivia ao fim de 3-5 dias, poderá ser indicativo de uma potencial lesão.
De igual modo, outros sinais a que deve estar atento são:
- hematoma;
- rubor;
- edema;
- diminuição da força muscular;
- alterações da sensibilidade (formigueiros, picadelas, choque eléctricos);
- urina escura ou diminuição da produção urina.
Assim, na presença de um ou mais destes sinais de alarme, deverá recorrer a ajuda médica especializada.
Dor e exercício
Não se esqueça que a prática de exercício físico é essencial para a sua saúde. No entanto, devemos escolher o tipo de exercício e adaptar a sua intensidade à nossa condição física. Por isso, devemos estar sempre atentos aos sinais que o nosso corpo nos dá para prevenir potenciais lesões, entre os quais a dor.