Qual o papel das árvores no espaço urbano?

Manuel de Carvalho e Sousa // Julho 24, 2019
Partilhar

A propósito desta conversa que tive com a Fátima sobre a importância das árvores, surgiu um outro tema, igualmente, relevante: 

Qual o papel das árvores nas nossas cidades?

É, assim, sobre a importância da natureza nos centros urbanísticos que hoje vos falo. 

Sabia que as árvores são um grande reservatório de carbono e que contribuem assim para combater o aquecimento do planeta?

As árvores são verdadeiras baterias de energia. Por um processo químico, a fotossíntese, transformam a energia solar em celulose, capturando o dióxido de carbono da atmosfera. 

O dióxido de carbono, o CO2, é um dos principais gases causadores do efeito estufa, que tem contribuído para o aquecimento global, e, consequentemente, o degelo das calotes polares, a subida do nível médio das águas do mar e as atuais alterações climáticas.

Sabia que as árvores não aquecem ao sol por evaporarem água que as arrefece?

As árvores têm um mecanismo de ascensão de água dentro da planta por pressão negativa, que faz com que a água e os sais minerais subam das raízes até às folhas. Esta pressão negativa é criada pela evaporação da água pelas folhas, a evotranspiração, que consome a energia térmica e arrefece as folhas. Quando a água lhes falta, as folhas secam e árvore seca também.

Sabia que as árvores no espaço urbano criam brisas descendentes que foram arrefecidas e fazem assim a remoção do ar quente e poluído do espaço urbano?

As árvores no espaço urbano para além de oxigenarem o ar, de absorverem o dióxido de carbono, de reterem as partículas do ar em suspensão através de energia eletrostática, também arrefecem o ar. O ar mais frio desce, porque se torna mais pesado, e cria assim nos espaços verdes altas pressões atmosféricas que criam brisas e empurram para fora da cidade o ar quente e poluído dos espaços urbanos. O que significa que as árvores contribuem assim para a renovação do ar nos espaços urbanos

Sabia que as árvores de folha caduca, com o seu ritmo cromático anual, ajudam-nos a adaptar o corpo às estações e ao nosso equilíbrio emocional?

As árvores, em especial de folha caduca, mudam de cor ao longo do ano. No Inverno estão predominantemente acastanhadas, pelas cores do tronco e ramos, na Primavera com um verde mais claro, que escurecem no Verão e ganham uma enorme variedade de tons no Outono, que, consoante a espécie, poderá ir do amarelo ao castanho, passando pelo laranja, vermelho e roxo. Este ritmo cromático anual é sentido pelas pessoas e o seu corpo de adequa ao tempo e às estações do ano.

Sabia que as árvores diminuem as doenças contagiosas, ao dar abrigo a aves insetívoras?

As árvores, em especial as espécies autóctones, são o suporte de muitas espécies de vida animal, entre as quais as aves insetívoras, que são responsáveis pelo equilíbrio ecológico das populações de insetos. Muitos dos insetos são fundamentais para a polonização e a sobrevivência de outras espécies animais, mas muitos são também responsáveis pela propagação de doenças. É fundamental que as populações de insetos estejam em equilíbrio com os predadores, em que as árvores têm um papel fundamental ao proporcionarem abrigo, local de nidificação para as aves e facilitarem o equilíbrio da cadeia alimentar

Nota: Fotografia por Verónica Silva.  

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais