Qual é a relação entre a falta de micronutrientes e a depressão?

João Bravo // Dezembro 9, 2020
Partilhar
micronutrientes
micronutrientes

Numa altura em que tanto se fala sobre saúde mental, é importante saber como prevenir algumas situações e que especialistas nos podem ajudar a atingir um maior bem-estar. Sabia que a falta de micronutrientes também pode causar depressão?⠀⠀

Os micronutrientes têm sido consistentemente relacionados com a nossa saúde. Estudos comprovam que podem estar relacionados com o funcionamento cognitivo, casos de cancro, obesidade e com o funcionamento imunológico, por exemplo.

O que são micronutrientes e qual a sua importância?

Os micronutrientes, ou oligoelementos, são vitaminas ou minerais que são diariamente utilizados pelo organismo, em pequenas doses, para manter a saúde perfeita e regular a saúde do nosso organismo. Entre os sais minerais podemos destacar o zinco, o ferro, o manganês, o boro, o cloro, o cobre e o molibdênio. Entre as vitaminas podemos destacar as vitaminas A, D, E e K, o complexo B e a vitamina C. Por serem necessários em pequenas doses são nutrientes rotulados como “micro” e como a maior parte deles não é fabricada pelo nosso organismo devem ser suplementados através da alimentação, sendo considerados essenciais.

Sabia que o défice de micronutrientes pode causar depressão?

Segundo uma revisão científica, que teve como objetivo examinar evidências da associação entre micronutrientes e depressão, concluiu-se que, dos micronutrientes mais estudados, o zinco, o magnésio e o selênio parecem desempenhar um importante papel no desenvolvimento de casos de depressão. Concluiu-se, então, que a falta de destes micronutrientes pode ter um papel importante no desenvolvimento da depressão.

É importante perceber que estas deficiências podem ser corrigidas.

São vários os estudos científicos que têm explorado a suplementação de micronutrientes como um coadjuvante à terapia com antidepressivos. Alguns até referem que a deficiência de zinco tem um impacto significativo no aumento do risco de depressão, sendo que já foi comprovado que pessoas que tomaram zinco como suplemento tiveram melhorias no humor.

A evidência científica apoia, igualmente, a relação entre deficiência de magnésio e o risco de depressão, bem como suas propriedades antidepressivas. É, por isso, muito importante um consumo adequado de micronutrientes na promoção da saúde mental e na depressão.

Então, como se chega à conclusão que se tem falta de micronutrientes?

Muitas vezes, quem tem experiência nesta área, percebe que determinados sintomas estão relacionados com défice de micronutrientes. Na maioria dos casos são solicitadas análises clínicas.

E que profissionais de saúde procurar?

Naturopatas, nutricionistas ou médicos, especializados em Nutrição Funcional

Se o Naturopata estiver habilitado e for especializado em Nutrição funcional, pode perceber se existem défices de nutrientes (micro e/ou macro) e recomendar a sua suplementação com vista a equilibrar a homeostase do organismo e desta forma melhorar a saúde dos pacientes.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais