Qual é a diferença entre chá e infusão?

Pedro Lôbo do Vale // Dezembro 15, 2021
Partilhar
infusão
infusão

Beber chá é algo que faz parte do dia a dia de inúmeras pessoas. Mas, será que tudo são chás? Qual é a diferença entre chá e infusão? E, quantos tipos de chá existem?

Quando falamos de chá, referimo-nos apenas a bebidas obtidas a partir da planta Camellia sinensis: chá branco, chá verde ou preto. Todos os restantes, como a camomila, tília, lúcia-lima, etc. são infusões ou tisanas que são o resultado da fervura dessas plantas em água. Por isso, e apesar de vulgarmente serem generalizados como chás, estas bebidas têm compostos e efeitos diferentes.

Chá

O que distingue os diferentes chás (branco, verde e preto) é o processo de tratamento das folhas. No caso do chá preto há uma torrefação das folhas, dando-lhe o seu aspeto característico; no caso do verde, as folhas são tratadas por processos menos intensos, mantendo a cor verde. Já o chá branco é obtido de folhas mais jovens e com menor grau de maturação. Em qualquer um destes chás podemos encontrar cafeína, teobromina e taninos, algumas vitaminas, minerais e óleos essenciais. As duas primeiras substâncias conferem-lhes propriedades estimulantes do sistema nervoso e diuréticas, daí que o seu consumo excessivo possa levar ao aparecimento de insónias, excitabilidade ou problemas gastrointestinais. Porém, atualmente, existem disponíveis no mercado variedades descafeinadas destes chás. O chá, nomeadamente o chá verde, possui ainda um elevado teor de polifenóis, substâncias antioxidantes muito potentes.

Infusões

Neste caso, o benefício da bebida (infusão ou tisana) é semelhante ao da planta ou fruto que lhe dá origem. Por exemplo, uma infusão de limão, roseira brava ou gengibre pode ser interessante quando aparecem os resfriados, gripes e constipações que são tão típicos desta altura do ano.

– Infusões que ajudam a digestão e promovem o correto funcionamento hepático

Em alturas de excessos alimentares, como a época festiva que se aproxima, pode optar por infusões que ajudem a digestão e promovam o correto funcionamento hepático. Assim, para ajudar a aliviar os problemas digestivos e gastrointestinais poderá optar pelas infusões de funcho (gases), hortelã-pimenta (enfartamento), camomila (cólicas), gengibre (enjoos), lúcia-lima e erva cidreira (digestivos). No que respeita aos problemas hepáticos pode recorrer nomeadamente às infusões de cardo mariano, alcachofra e dente-de-leão (excesso de álcool e de gorduras e distúrbios biliares).

– Infusões que ajudam a acalmar

Também as insónias, ansiedade, irritabilidade, esgotamentos de origem nervosa e depressões são problemas cada vez mais comuns. As situações de stress constante, a falta de uma rotina de sono e sedentarismo, afetam em maior ou menor grau os nossos ritmos biológicos, levando, por vezes, à quebra das nossas defesas físicas e psicológicas. Nestes casos podemos optar pelas infusões de plantas cujas propriedades são calmantes, como a passiflora, o lúpulo, a valeriana ou mesmo a tília.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais