Apesar de ser apenas um órgão, socialmente a condição da nossa pele é capaz de criar aproximação ou distanciamento, pois, queiramos ou não, é o primeiro contacto que o mundo tem connosco. Antes de sentirem a nossa energia e conhecerem a nossa essência, as pessoas veem a nossa pele e, para muitos, a sua condição é o suficiente para desejarem aproximar-se ou distanciar-se de nós. O que muitos desconhecem é que os problemas de pele são um efeito e não uma causa.
As doenças de pele são um dos problemas que maior impacto têm na nossa vida, auto-confiança, auto-estima e amor-próprio.
Os sintomas – como o acne, eczema, psoríase, rosácea, seborreia e até mesmo o envelhecimento prematuro da pele – são o reflexo de um bloqueio energético que está a ocorrer a um nível mais profundo, nomeadamente no fígado, cólon ou até mesmo no plano emocional ou mental. E, enquanto recorrermos a métodos de tratamento que apenas atuem sobre os sintomas, e não sobre as suas causas, a doença de pele irá permanecer ativa no tempo.
A verdadeira cura ocorre quando escutamos o que os sintomas nos estão a tentar transmitir e mergulhamos na raiz do problema, fornecendo ao organismo as ferramentas que ele necessita para se curar.
Conhecimento é poder e, de maneira a podermos ajudar o nosso corpo a regressar a um estado de equilíbrio, nós necessitamos, em primeiro lugar, de conhecer as principais causas que se encontram subjacentes aos problemas de pele e que a maioria desconhece.
4 Principais causas subjacentes aos problemas de pele:
1. Bloqueios energéticos
A energia vital, chi ou prana, é uma energia subtil que existe em todos os seres vivos a um nível subatómico. Esta energia encontra-se presente desde o momento da concepção até à morte do corpo, armazenando toda a informação sobre nós, a nossa personalidade, história, traumas, medos, susceptibilidades, assim como tudo aquilo que nos pode beneficiar e prejudicar.
De maneira a que o nosso organismo se encontre forte e saudável, esta energia vital necessita de ser abundante e de fluir livremente pelos vários planos (físico, mental e emocional/espiritual). Porém, quando existe um bloqueio energético, quer seja a nível físico, mental ou emocional, que impeça esta energia de fluir devidamente, desequilíbrios energéticos, sob a forma de sinais e sintomas, podem surgir, expressando-se naquilo a que chamamos de doença.
Um bom tratamento homeopático é então capaz de ajudar o organismo, nos seus vários planos, a reequilibrar-se.
2. Fraca saúde intestinal
A relação intestino-pele é muito forte e frequentemente menosprezada. O facto é que se a saúde do intestino estiver comprometida, dificilmente teremos uma pele bonita e saudável. Sintomas como obstipação crónica, inchaço abdominal, cólicas intestinais, flatulência, entre outros, podem ser indicadores de distúrbios intestinais tais como disbiose intestinal e síndrome do intestino permeável. Estas duas condições podem contribuir para a passagem de substância tóxicas, presentes no cólon (intestino grosso), para a corrente sanguínea e linfática. Numa tentativa de eliminar esta toxicidade, e uma vez que uma das vias principais de eliminação – o cólon – se encontra afetada, o organismo poderá depositar estas substâncias nocivas na pele, desencadeando processos inflamatórios como o acne, eczema, psoríase, rosácea, envelhecimento prematuro da pele, etc..
Um intestino saudável e funcional será capaz de eliminar a toxicidade proveniente do fígado e metabolismo celular. Logo, cuidar da saúde intestinal é fundamental para a saúde da pele.
3. Toxicidade e inflamação
O excesso de toxicidade é um dos principais fatores causais de problemas de saúde, nomeadamente de pele.
Estes tóxicos que diariamente nos chegam desde o ar, água, alimentos convencionais, toma prolongada de fármacos, radiação eletromagnética, cosméticos convencionais e até mesmo vestuário, são capazes de alojar-se em diversos tecidos do nosso corpo, como o cólon, pele, fígado, articulações, etc., desencadeando estados de inflamação crónica. Auxiliar o organismo a desintoxicar estes excessos de substâncias tóxicas é fundamental para o reequilíbrio do organismo.
4. Distúrbios hormonais
A saúde da nossa pele depende também do bom funcionamento do sistema endócrino.
Hoje em dia, e devido a dietas ricas em açúcar, hormonas presentes em alimentos de origem animal, contraceptivos orais, e outros fatores causais capazes de desestabilizar as naturais funções do organismo, o sistema endócrino ou hormonal encontra-se muitas vezes comprometido. O facto é que o desequilíbrio na produção e regulação hormonal pode levar a diversos problemas de saúde, inclusivamente de pele. Por exemplo, excesso de androgénios presentes na corrente sanguínea pode levar a uma superprodução de sebo, contribuindo para o aparecimento de acne. Aliás, esta é uma das principais causas desta doença de pele.
Por outro lado, a diminuição dos níveis de estrogénio reflete-se numa pele seca, flácida e susceptível ao aparecimento de rugas.
Remover as causas que possam estar a desencadear desequilíbrios a nível do sistema endócrino, através de tratamentos homeopáticos e ajustes na alimentação e estilo de vida, é essencial para uma pele bonita e saudável.
Uma pele radiante é o reflexo de um organismo que se encontra forte, saudável e em pleno equilíbrio energético.
No meu livro ‘Pele radiante’, baseado em mais de 10 anos de estudo e experiência clínica, partilho as ferramentas que te poderão ajudar a melhorar a saúde e beleza da tua pele.