Ir de férias com bebés causa sempre alguma ansiedade aos pais, mas na verdade isso não é absolutamente necessário. O mais importante é tentar planear com antecedência o que é preciso levar e os cuidados a ter, consoante o destino escolhido, pelo que aqui ficam alguns conselhos:
-
Escolha um destino adequado
Se o bebé for pequeno, é mais cómodo não o sujeitar a viagens longas, pois acabam sempre por ser um factor de “desgaste”. Para além disso, faz sentido também escolher um local cujos cuidados de saúde sejam adequados, na eventualidade de se precisar de alguma ajuda. Destinos tropicais ou exóticos não são, provavelmente, a melhor opção, pelo que é uma boa ideia ir descobrindo Portugal e todas as maravilhas que o nosso país tem para oferecer.
-
Adapte a alimentação do bebé
A alimentação é um dos factores de maior stress, principalmente se o bebé for pequeno. Assim, deve tentar simplificá-la o mais possível, mas sempre sem desrespeitar as regras próprias de cada idade. No entanto, deve haver alguma flexibilidade para perceber que, mesmo que não se alimente exactamente como fazia em casa, quando as férias terminarem ele volta às suas rotinas habituais.
-
Facilite nas rotinas
Há rotinas que não se devem abdicar, mas nas férias é “saudável” não as seguir de forma muito rígida. Claro que os bebés precisam de rotinas para se sentirem seguros e as horas de comer e dormir (que são necessidades básicas) devem ser mais ou menos respeitadas, mas pode haver algumas cedências. Se for assim, vai conseguir usufruir muito mais das férias, o que vai ser muito mais agradável para todos.
-
Reforce a hidratação do bebé
Sempre que se vai para um destino quente, é importante não esquecer que os bebés devem ter água disponível, pois não são autónomos para a conseguirem obter por si próprios. Assim, é fundamental ir oferecendo água para que não desidrate, principalmente se a temperatura exterior estiver muito quente ou se estiver com vómitos ou febre (todas as pessoas esperam que isso não aconteça nas férias, mas pode acontecer…).
-
Tenha cuidado com a exposição solar
O Sol é óptimo, mas acarreta também alguns riscos, pelo que é muito importante seguir as recomendações sobre este assunto, de forma a aproveitar os benefícios sem grandes preocupações.
-
Leve consigo alguns medicamentos que possam ser úteis
Na verdade não é preciso levar muitas coisas, mas há sempre alguns medicamentos que podem ser úteis numa situação de urgência. A decisão sobre o que levar vai depender muito da idade do bebé, mas pode consultar alguns conselhos sobre este assunto no neste meu artigo.
Como conclusão, deixo apenas um último conselho: aproveite para descansar!
Sair das rotinas é sempre uma oportunidade para se poder descansar, que é fundamental para o equilíbrio emocional de todas as pessoas. Assim, aproveite as férias para recuperar forças e “recarregar” baterias, pois essa é a sua grande finalidade.