Esta é uma época muito desafiante para muitos de nós. O frio, a chuva, o sol em menor intensidade e com menor frequência, pode afetar o nosso estado de espírito. Ter consciência disso é muito importante para podermos actuar aos primeiros sinais de que algo não está bem.
Há medidas que podemos tomar para viver bem os meses de Inverno.
Para preservar a saúde física, todos os anos em Outubro/Novembro, começo a fazer um reforço do meu sistema imunitário, com suplementos de equinácea, propólis e vitamina C. Tomo durante 3 meses para que as ditas maleitas da época se mantenham longe. Faço eu e os meus filhos.
Reforço os alimentos ricos em vitamina C e D, aumento a ingestão de leguminosas e de pratos de conforto saudáveis, porque têm um reflexo direto na nossa energia.
Os chás quentes reaparecem e ajudam na hidratação necessária. Com o frio custa-me ingerir água e o chá revela-se a melhor solução.
As caminhadas sabem-me melhor no Inverno. Combatem uma preguiça chata que teima em querer instalar-se e trazem uma boa disposição incrível.
A partir de Novembro sinto que tudo é mais propício à introspecção.
Penso que é a aproximação do final do ano que nos leva a querer começar a perceber que trajecto foi feito até aí. Mas, neste campo, Dezembro é o mês mais indicado para balanços. Falarei nisso no próximo mês.
2018 ainda tem muito para surpreender.
Em Novembro é muito positivo atrevermo-nos a fazer algo novo, a experimentar uma coisa que nunca tenhamos feito. Porquê? Porque ainda falta tempo para o ano terminar e isso dá-nos o empowerment de perceber que estamos sempre a tempo de… Se só o fizermos em Dezembro, pode prevalecer a ideia de que foi uma corrida contra o tempo e só concretizámos aquele desejo para fazer um balanço do ano mais positivo. Se o fizermos em Novembro é porque temos mais consciência da elasticidade do tempo, da nossa infinita capacidade e do querer sempre fazer mais por nós. Tenho uma lista de várias coisas que quero concretizar em Novembro e quando a fiz senti que 2018 ainda tem muito para me surpreender.
A garantia de um Inverno inesquecível…
Por fim, preparar o Inverno é procurar o melhor aquecimento do mundo: os afectos. Adoro os Domingos enroscada nos meus filhos ou rodeada pelos meus amigos e família. Criar tempo para viver e alimentar os afectos é a garantia de um Inverno inesquecível, pelas melhores razões.
Nota: Fotografia por Verónica Silva.